Na data em que se comemora o Dia Nacional do Ciclista (19 de agosto), levantamento elaborado pelo sistema Infosiga do Respeito à Vida, programa do Governo de São Paulo gerenciado pelo Detran.SP, mostra que houve uma queda de 78% no número de óbitos envolvendo bicicletas na região de Araçatuba.
Na comparação entre o acumulado de janeiro a julho de 2020 e janeiro a julho de 2021, a redução nos óbitos envolvendo ciclistas na região de Araçatuba foi de 78%, de 9 para 2. Na modalidade envolvendo motociclistas também houve queda de 5% comparando os sete meses de 2020 e 2021, saindo de 19 para 18 ocorrências.
Estado de São Paulo
No Estado de São Paulo também houve uma queda no número de óbitos envolvendo bicicletas. Na comparação entre os meses de julho de 2020 e julho de 2021, a redução nas mortes de ciclistas em São Paulo foi de 43,6%, caindo de 39 para 22. No acumulado dos sete primeiros meses do ano passado e deste ano também se verificou uma diminuição de 15,2% nas fatalidades, de 237 em 2020 para 201 em 2021.
Data para reflexão sobre atitudes no trânsito
De acordo com William Cruz, idealizador do projeto Vá de Bike, mais do que uma comemoração, essa é uma data para reflexão sobre nossas atitudes no trânsito e para se pensar em maneiras de aumentar a segurança de quem pedala nas ruas e estradas. “É importante também para se promover o uso da bicicleta, já que ela representa um meio de transporte sustentável e que contribui para redução das poluições atmosférica e sonora, diminuição de mortes no trânsito, alívio das redes de transporte coletivo e alívio dos congestionamentos”, afirma.
O cabo da PM Carlos Eduardo Drago, de 38 anos, pedala 10 km diariamente, de sua casa na Aclimação até seu local de trabalho no centro de São Paulo. “Começou como necessidade de locomoção para ir ao trabalho, mas acabei gostando porque é um exercício que ajuda no desempenho, dá mais disposição no meu o dia a dia”. Drago ressalta a importância do uso pelos ciclistas dos equipamentos de segurança na prevenção de acidentes, como capacete e iluminação sinalizadora.
Data é homenagem a ciclista morto atropelado
A data de 19 de agosto foi estabelecida como Dia Nacional do Ciclista em memória ao ciclista brasiliense Pedro Davison, de 25 anos, que foi atropelado em 2006 enquanto pedalava no Eixo Sul. Em novembro de 2017, por meio da Lei Federal 13.508, a data foi oficializada.
A Associação Nacional dos Detrans (AND), presidida pelo diretor-presidente do Detran.SP, Neto Mascellani, destaca em seu site que “o Dia Nacional do Ciclista também é importante para promover o uso da bicicleta, um meio de transporte sustentável e viável”. “O Dia Nacional do Ciclista é um convite a todos para que façam uma reflexão profunda das atitudes que cada um toma diariamente e, diante disso, um marco da busca incessante para tornarmos o trânsito de nosso País mais seguro”, afirma Neto.
Araçatuba realiza a primeira Semana do Ciclista
Araçatuba realiza a 1ª Semana do Ciclista, com atividades nos dias 19, 21 e 22 de agosto, para conscientização de motoristas, ciclistas e pedestres, com dicas de segurança no trânsito. A iniciativa marca as comemorações ao Dia do Ciclista, celebrado nesta quinta-feira (19).
Durante as atividades serão entregues adesivos reflexivos e faixas da Ciclar (Associação de Ciclismo de Araçatuba), que fará parte da organização do evento.
A Câmara Municipal de Araçatuba é parceira nessa ação. O presidente da Casa, vereador Alceu Batista (PSDB), tem acompanhado as atividades que envolvem o ciclismo na cidade e junto aos demais vereadores incentivam a bicicleta como meio de transporte ou prática esportiva.
“Para uma cidade com ruas planas como Araçatuba, que pleiteia o título de estância turística, o cicloturismo é um excelente investimento. Ganha o município e os praticantes desse esporte tão saudável, que beneficia o meio ambiente”.
O secretário municipal de Esporte, Lazer e Recreação, Sergio Tumelero, optou pelo cronograma mais voltado à conscientização e destacou que a cidade está investindo em ciclovias.
“Nós tínhamos apenas um ponto da cidade com ciclovia, hoje as novas avenidas já contam com essa opção, como a Dois de Dezembro, Pompeu de Toledo, Juscelino Kubitschek e Etelvino Pereira dos Santos. Agora estamos com projeto de uma ciclovia de aproximadamente 7 quilômetros, que vai ligar a avenida Aguapeí até a entrada do bairro Jacutinga”.
Programação da 1ª Semana do Ciclista em Araçatuba
Ações Dia do Ciclista
Dia 19 de agosto
Conscientização aos Ciclistas e Motoristas, entrega Adesivo Refletivo, Faixas da CICLAR.
Horário: 17h30 – 21h
Local: Em frente a Colormaq
Parceiros: Secretaria de Esporte, Guarda Civil Municipal, WG FNC, CICLAR / Lojas de Bicicletas.
Dia 21 e 22 de agosto
Conscientização aos Ciclistas e Motoristas, entrega Adesivo Refletivo, Faixas da CICLAR.
Horários: 07h às 10h e 16h às 18h
Locais:
•Ciclar – Em frente a Fábrica ZBN= Via de Acesso João Cazerta, 4351 – Chácaras Califórnia,
•Ciclar – Em frente ao Condomínio Boulevar = Rod. Sen. Teotônio Vilela – Alvorada, (Unimed),
•Ciclar – Em frente ao Antigo Colaferro = Av. José Ferreira Batista 1766 – Ipanema
Parceiros: Secretaria de Esporte, Guarda Civil Municipal, WG FNC, Ciclar/Lojas de Bicicletas.