O Bispo Diocesano Dom Sergio Krzywy emitiu uma nota oficial, nesta quarta-feira (18), orientando que as paróquias e comunidades mantenham 80% de sua capacidade de presença dos fiéis nas missas e demais celebrações, apesar de o governo do Estado ter retirado todas as restrições de horários e de público para as atividades religiosas. O bispo também incentivou as pessoas a se vacinarem contra a Covid-19.
A nota é dirigida a todo o Clero, diáconos, seminaristas, religiosos, agentes de pastoral e leigos da Diocese de Araçatuba, e traz orientações sobre as celebrações litúrgicas, eventos presenciais e medidas pastorais preventivas contra o novo coronavírus.
Conforme o texto, Dom Sergio orienta que as paróquias e comunidades devem manter 80% de sua capacidade de presença dos fiéis nas missas, celebrações sacramentais, entre outros. Ele salienta a necessidade primordial de distanciamento, uso de máscaras e também de produtos como o álcool em gel, bem como a ventilação e adequação dos espaços, sempre em consonância com as orientações sanitárias municipais.
“Diante deste novo contexto, consultei o Conselho de Presbíteros da Diocese quanto às próximas orientações pastorais a adotar. Mesmo levando em conta a considerável melhora no quadro geral da pandemia, a maioria dos conselheiros julgou mais prudente manter, por ora, as atuais orientações referentes às atividades pastorais”, afirmou o líder da Igreja Católica.
“Nas celebrações litúrgicas, a participação presencial permanece restrita à 80% da capacidade do local, cuidando de manter o espaço sempre bem ventilado, insistindo no uso de máscaras, medição de temperatura e proporcionando aos presentes álcool em gel. Recomenda-se vivamente evitar aglomerações, em especial no final das celebrações”, prossegue o bispo, em nota.
As medidas, segundo ele, podem ser alteradas em caso de necessidade ou conforme o andamento dos casos e da pandemia.
Manutenção das atividades on-line
Ainda na nota, Dom Sergio orienta a manutenção on-line de maior parte dos encontros catequéticos das comunidades paroquiais. Conforme o Bispo, encontros mensais presencialmente são possíveis, desde que resguardado os cuidados e evitadas as aglomerações.
“Quanto à catequese, os encontros continuam no esquema on-line. Abre-se a possibilidade de um encontro presencial por mês, por turma de catequese”.
Fiéis devem se vacinar
O Bispo Diocesano, em sintonia com o incentivo do Papa Francisco e da Igreja no Brasil e na América Latina, exorta os fiéis a se vacinarem contra a Covid-19. “Em sintonia com as enfáticas recomendações do Papa Francisco e dos Bispos do Brasil, eu, Dom Sergio, vos exorto que motivem os fiéis a se apresentarem para receber as vacinas. Cuidar da própria saúde e da saúde do próximo é predicado moral”.