O atleta Émerson Ruzzão, 37 anos, de Araçatuba (SP), conquistou o primeiro lugar em arremesso de peso e de lançamento de dardo, no 53º Campeonato Paulista de Atletismo Master, realizado no Centro Olímpico, em São Paulo, nos dias 21 e 22 de agosto. Ele ainda ficou em segundo lugar no lançamento de disco. Seu desempenho o credenciou para disputar o campeonato brasileiro que será realizado em outubro, em Cascavel (PR).
A competição foi realizada pela Associação Atlética Veteranos de São Paulo (AAVSP), com o apoio da Federação Paulista de Atletismo. Ruzzão representa Araçatuba desde 2002, quando foi descoberto pelo treinador José dos Santos Primo, considerado um dos maiores reveladores de talentos do atletismo no Brasil. Primo morreu em julho de 2020, vítima de câncer, aos 85 anos de idade.
De lá para cá, foi o melhor de sua categoria em todas as edições dos Jogos Regionais, com mais de 300 medalhas em 18 anos de competição, sendo o atleta com maior número de títulos por Araçatuba.
O atleta não desistiu nem mesmo quando precisou amputar o indicador da mão direita, dedo fundamental para o lançamento de dardo. Mas bastou treinos específicos e adaptados, além do apoio do treinador para que voltasse a brilhar nos pódios da vida.
Em homenagem ao treinador, Ruzzão enalteceu o apoio e os ensinamentos daquele que considera o melhor técnico de todos os tempos, em suas redes sociais. “Nunca te esquecerei, mestre. Sei que de onde estiver deve estar bravo com tantos erros ténicos que cometi. Que falta faz olhar para fora e ver você me corrigindo. Obrigado por tudo”, escreveu.
Segundo Ruzzão, a competição realizada no sábado (21) e domingo (22) foi a primeira sem o técnico. “Quando estava lançando, olhava para o lado e não via mais o Primo do meu lado. Foi muito triste, mas consegui vencer e dedico esta conquista a ele, a quem considero um segundo pai”, afirmou.
Para ele, é importante que a população conheça os resultados dos atletas porque Araçatuba tem muitos que representam a cidade em nível estadual e nacional. “Isso facilita na conquista de patrocínio”, disse. Conforme ele, seu sonho é que o esporte tire crianças das ruas, dando a elas perspectiva de futuro.