A Prefeitura de Araçatuba emitiu, nessa sexta-feira (20), decreto que estabelece os critérios para a retomada segura, gradativa e consciente das atividades econômicas no município, em consonância com o Plano São Paulo, do Governo Estadual. A retomada segura permite a ocupação de até 100% da capacidade de atendimento nos estabelecimentos, sem restrição do horário de funcionamento.
Porém, foram mantidos o uso obrigatório de máscara, a disponibilização de meios adequados para higienização das mãos dos clientes, com álcool em gel 70% ou água e sabão, e distanciamento de 1 metro entre as pessoas. Estão proibidos, ainda, pistas de dança e shows com pessoas em pé.
A retomada segura abrange shopping centers, galerias e estabelecimentos congêneres; comércio em geral, incluindo as lojas do Multi Shop; cultos, missas e outras atividades religiosas coletivas; restaurantes, bares, cafés e similares; salões de beleza e barbearias; atividades culturais; academias de esporte de todas as modalidades e centros de ginástica; parques públicos; clubes sociais; cursos de idiomas, artes, informática, dança, música, teatro, formação complementar e aulas práticas de autoescola, além de áreas comuns dos condomínios e hotéis, como quadras de esportes, piscinas e academias, com controle de acesso.
A administração ressalta que poderá rever seus procedimentos a qualquer tempo para aumentar o nível de restrição, de acordo com critérios da Secretaria Municipal de Saúde.
Araçatuba tem 144.393 pessoas vacinadas
A retomada das atividades econômicas sem restrição de horários e capacidade de atendimento foi autorizada pelo governo do Estado de São Paulo, a partir do dia 17 de agosto, última terça-feira. O avanço da vacinação, segundo o governo, permitiu a flexibilização, desde que seguidos todos os protocolos sanitários de prevenção à infecção pelo novo coronavírus.
Em Araçatuba,144.393 pessoas tomaram a vacina contra a Covid-19. Destes, 139.538 tomaram a primeira dose do imunizante e 4.855 receberam a dose única da vacina. Já tomaram a segunda dose 67.714 pessoas, segundo a última atualização da Secretaria Municipal de Saúde, divulgada ontem (20).