Após 2 dias sem registro de mortes, Araçatuba confirma mais 3 óbitos por Covid nesta quinta-feira (19). As vítimas são duas mulheres, de 74 e 76 anos, e um homem de 69 anos de idade, que estavam hospitalizados e faleceram ontem (18). O município acumula 846 mortes desde o início da pandemia.
Nas últimas 24 horas, a Vigilância Epidemiológica confirmou mais 45 casos positivos da doença, chegando aos 28.391 pacientes infectados. Destes, 26.368 estão recuperados. Outras 219 pessoas aguardam resultados de exames.
A Secretaria Municipal de Saúde também notificou mais 370 casos suspeitos de Covid, que deverão passar por exames para o diagnóstico ou não da infecção.
Até agora, 78.686 pessoas tiveram suspeita da doença, mas, destas, 50.076 testaram negativo para Covid. Nesta quinta, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu 368 exames com resultado negativo para a infecção.
Hospitais registram 10 altas, sem novas internações
Nos hospitais da cidade, houve 10 altas, sem novas internações. Permanecem internados 62 moradores de Araçatuba, sendo 33 em leitos de enfermaria e 29 em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), dos quais 24 estão intubados e em ventilação mecânica.
A Santa Casa tinha, até ontem (18), 47 moradores de Araçatuba internados nas alas destinadas ao tratamento da Covid-19 e agora tem 43, sendo 17 em enfermaria e 26 em UTI, dos quais 21 estão intubados e em ventilação mecânica.
Já o Hospital Unimed tinha 10 doentes e agora tem 8, sendo 5 em leitos clínicos e 3 em leitos intensivos, em ventilação mecânica. O Hospital Municipal estava com 15 pacientes e agora está com 11.
1.435 pessoas estão em tratamento domiciliar
Além dos internados, há 1.435 pacientes em tratamento domiciliar para a Covid-19 em Araçatuba. Eles são monitorados pelos serviços municipais de saúde e, em caso de agravamento em seu estado clínico, são encaminhados para atendimento médico. Se houver necessidade, são hospitalizados.
Birigui confirma mais duas mortes por Covid
Birigui confirmou, nesta quinta-feira (19), duas mortes por complicações da Covid-19. Um homem de 90 anos faleceu no dia 16, na Santa Casa de Birigui. Ele tinha doença cardiovascular crônica, diabetes e neoplasia.
A outra vítima é uma mulher de 63 anos, que faleceu no Hospital Unimed de Birigui, onde estava internada desde o dia 4 deste mês, em tratamento contra a doença. Ela tinha doença cardiovascular crônica e diabetes mellitus como comorbidades.
A Secretaria Municipal de Saúde também informou que um óbito que constava no boletim do município foi excluído após atualização do banco de dados do SIVEP-Gripe, sistema do Ministério da Saúde. Foi verificado que a vítima não era moradora de Birigui, sendo o óbito contabilizado na cidade de origem. Com isso, a cidade contabiliza 579 óbitos desde o início da pandemia.
O município também notificou mais 32 casos positivos da doença, chegando a 19.669 pacientes infectados. Destes, 13.944 constam como recuperados, mas os dados ainda estão sendo atualizados, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Há, ainda, 106 pessoas aguardando resultados de exames.
Guararapes não registra óbitos nesta quinta
Guararapes não confirmou novas mortes por Covid-19, nesta quinta-feira (19). O município acumula 108 óbitos desde o início da pandemia, segundo a Vigilância Epidemiológica.
Houve a confirmação de 1 caso positivo da doença. A cidade tem 4.267 pacientes infectados desde março do ano passado, dos quais 4.231 estão recuperados.
Permanecem internados 5 moradores da cidade, sendo 1 na Santa Casa local, 3 em Araçatuba e 1 em Mirandópolis. Outras 6 pessoas estão com suspeita da doença e aguardam resultados de exames.
Como se prevenir
As autoridades de saúde reforçam que as pessoas devem continuar usando máscara. A higienização das mãos com água e sabão, o uso de álcool em gel e o distanciamento social mínimo de um metro entre as pessoas continuam importantes como prevenção, assim como evitar aglomerações.
Em caso de sintomas gripais, como coriza, febre e dor de cabeça, deve-se buscar atendimento médico. Os casos suspeitos devem ser submetidos a exames para o diagnóstico ou não da doença.