Araçatuba confirmou mais três mortes por Covid-19 nesta segunda-feira (30). As vítimas são três mulheres, de 48, 67 e 70 anos, que estavam hospitalizadas e faleceram no fim de semana. Desde o início da pandemia, 855 pessoas morreram por complicações da infecção pelo novo coronavírus na cidade.
De sexta-feira (27) até hoje (30), a Vigilância Epidemiológica confirmou mais 65 casos positivos da doença, chegando aos 28.679 pacientes infectados. Destes, 26.880 estão recuperados. Outras 125 pessoas aguardam resultado de exames.
Outros 425 casos suspeitos foram notificados. Estas pessoas deverão passar por exames para o diagnóstico ou não da doença. Até agora, 80.884 pessoas tiveram a suspeita da doença, mas, destas, 52.080 testaram negativo para a infecção. Somente hoje, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu 379 exames com resultado negativo.
Nos hospitais da cidade, houve quatro altas. Permanecem internados 48 moradores de Araçatuba, dos quais 23 estão em leitos de enfermaria e 25 em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), sendo que 17 estão em ventilação mecânica.
Até sexta-feira (27), a Santa Casa tinha 30 internados de Araçatuba nas alas destinadas à Covid-19 e agora tem 27. Destes, 7 estão em leitos de enfermaria e 20 em UTI, dos quais 13 estão em ventilação mecânica.
O Hospital Unimed Araçatuba tinha com 8 pacientes e agora tem 7 (2 estão no isolamento e 5 em leitos intensivos, dos quais 4 estão intubados e em ventilação mecânica). O Hospital Municipal permanece com 14 internados.
Além dos hospitalizados, há outras 623 pessoas em tratamento domiciliar, 46 a mais em relação a sexta-feira, quando havia 577 pacientes nesta condição.
Estes pacientes são monitorados pelos serviços municipais de saúde, porque seu estado clínico não requer internação. Em caso de agravamento em suas condições, são encaminhados para atendimento médico. Se houver necessidade, são hospitalizados.
Birigui registra morte de mulher de 34 anos
A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui divulgou nova atualização da covid-19, com os casos registrados do final de semana até as 12h desta segunda-feira (30/08). No período, uma morte foi confirmada em decorrência de complicações da doença.
Conforme o boletim epidemiológico, uma jovem de 34 anos faleceu na última sexta-feira (27), na Santa Casa de Birigui, onde estava internada em tratamento desde o dia 19 de agosto. Ela não tinha comorbidades.
A Secretaria de Saúde também informou que um óbito que constava no boletim do município foi excluído. A vítima contraiu dengue e Covid-19 e, a princípio, o caso foi notificado como coronavírus. Porém, com a chegada do exame positivo para dengue, o caso foi revisto e fechado agora como morte por dengue.
Com isso, a cidade contabiliza 584 óbitos e 19.922 casos positivos da doença desde o início da pandemia – nesta segunda, foram confirmados mais 33 pacientes infectados. Do total de casos confirmados, 14.595 constam como recuperados, mas os dados ainda estão sendo atualizados. Há 22 pessoas aguardando resultados de exames.
Guararapes não tem mortes nesta segunda
Guararapes não registrou novas mortes por Covid-19 nesta segunda. No município, 109 pessoas morreram vítimas da Covid desde o início da pandemia.
De outro lado, foram confirmados mais seis casos positivos da infecção pelo novo coronavírus, totalizando 4.285 pacientes infectados. Destes, 4.253 estão curados.
Outras 11 pessoas estão com suspeita da infecção e aguardam resultado de exames. Permanecem internados dois pacientes de Guararapes, sendo um na Santa Casa local e outro em Araçatuba.
Como se prevenir
As autoridades de saúde reforçam que as pessoas devem continuar usando máscara, item que continua obrigatório no Estado de São Paulo pelo menos até o dia 31 de dezembro deste ano.
A higienização das mãos com água e sabão, o uso de álcool em gel e o distanciamento social mínimo de um metro entre as pessoas continuam importantes como prevenção, assim como evitar aglomerações.
Em caso de sintomas gripais, como coriza, febre e dor de cabeça, deve-se buscar atendimento médico. Os casos suspeitos devem ser submetidos a exames para o diagnóstico ou não da doença. Enquanto não sai o resultado, estas pessoas devem manter o isolamento social para evitar a propagação do novo coronavírus. Se o resultado for positivo, o isolamento deve ser de 14 dias.