A Prefeitura de Araçatuba criou 134 novas vagas de estacionamentos para motocicletas e motonetas, com a instalação de novos bolsões e a ampliação de outros existentes, principalmente na área central da cidade. A medida foi tomada porque, desde o início da pandemia, aumentou significativamente o número de motos no trânsito, segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.
Outro relevante fator, segundo a pasta, foi a necessidade de melhorar a visibilidade em determinados cruzamentos que possuíam registro de sinistros de trânsito.
O secretário Marcelo Pereira dos Reis, disse que estudos técnicos indicaram que muitos acidentes, em áreas de cruzamentos, tinham como “um dos fatores motivadores” justamente a falta de visibilidade em razão de veículos de quatro rodas estacionados nestes locais.
“Assim, ao invés de simplesmente estender a proibição de estacionamento, além dos cinco metros que o Código de Trânsito Brasileiro prevê, optou-se por implantar bolsões para motocicletas, já que estas possuem tamanho reduzido e não interferem na visibilidade”, explica ele.
Mudança reduziu acidentes em cruzamento
Um exemplo do trabalho realizado está no cruzamento das ruas Bandeirantes e Afonso Pena, local em que foram registradas diversas colisões transversais. Havia inclusive pedidos para instalação de lombada e/ou semáforo.
Contudo, após estudos técnicos no local, se verificou que um importante fator que contribuía para que os acidentes ocorressem era justamente a falta de visibilidade. Após a instalação do bolsão para motocicletas, o que garantiu ampla visibilidade no cruzamento, não houve registro de novos acidentes.
“A Prefeitura continuará realizando os estudos técnicos para a implantação de novos bolsões para motocicletas e motonetas, seja em locais estratégicos visando atender a demanda para estacionamento, seja para a melhoria da visibilidade em cruzamentos importantes, tudo visando uma melhor ordenação do trânsito e a preservação da vida e da integridade física das pessoas, no sistema viário de Araçatuba”, destaca o secretário.
Município registra menor índice de mortes no trânsito em sete anos
O município de Araçatuba registrou oito mortes ligadas ao trânsito nos primeiros sete meses deste ano. É o menor índice nos últimos sete anos. Os dados foram divulgados semana pela A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Araçatuba, com base nos dados do Infosiga SP.
Segundo as estatísticas, no mesmo período de 2015, haviam ocorrido 20 mortes. Em 2016, foram 17. Nos anos de 2017, 2019 e 2020, foram 10 mortes cada. O menor índice até então era de 2018, com nove óbitos nos sete primeiros meses daquele ano.
Segundo o secretário de Mobilidade Urbana de Araçatuba, Marcelo Pereira dos Reis, nos primeiros sete meses deste ano a Prefeitura vem adotando medidas para reduzir o número de acidentes e de vítimas na cidade.