A Defesa Civil faz um alerta para as altas temperaturas em Araçatuba, que devem continuar subindo até quinta-feira (26), com momentos de calor intenso. Devem sofrer mais com as temperaturas elevadas e a baixa umidade a região metropolitana de São Paulo, Baixada Santista, Campinas, Franca, Itapeva, Sorocaba e Vale do Paraíba, Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Vale do Ribeira.
Previsão do tempo em Araçatuba
Segundo o Climatempo, a previsão do tempo em Araçatuba é de muito calor e baixa umidade do ar nos próximos dias. Até quinta-feira (26), as maiores temperaturas na semana serão observadas, e há potencial para novos recordes de calor do inverno 2021 e risco de incêndios.
Durante a semana, a temperatura fica acima dos 36° C, com dias secos e sem qualquer possibilidade de chuva. A minima para a quinta é de 21° C na parte da manhã e atingindo 38° C por volta das 14h00. Os menores percentuais de umidade oscilam próximos ou abaixo dos 11%, no período da tarde.
Com mais de 70 dias sem chuva e umidade do ar abaixo dos 30%, Araçatuba sofre efeitos da estiagem. O Rio Tietê já baixou 1,3 metro em comparação com o mesmo período do ano passado e está com volume útil de 40%, contra os 60% registrado em agosto de 2020.
O alerta é para a sensação térmica que pode ser maior do que as temperaturas indicadas. A Defesa Civil lembra a importância de se proteger do sol, evitar exercícios ao ar livre próximo nos horários mais quentes do dia, manter hidratação constante e não atear fogo à vegetação, já que em tempo seco o risco para incêndios é elevado.
Siga as recomendações da Defesa Civil
A orientação da Defesa Civil é beber, pelo menos, seis copos d’água por dia, pingar duas gotas de soro fisiológico em cada narina, ter toalhas molhadas e bacias de água nos quatros, usar roupas leves e, se possível, de algodão. Também faz parte das recomendações não fazer exercícios físicos entre 10h e 17h e evitar queima de lixo e entulho.
Em caso de incêndio, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo número 193, além da Defesa Civil, que atende pelo 199.
Confira a orientação para cada nível de medição de umidade relativa do ar:
Entre 21% e 30% por cinco dias consecutivos: estado de atenção
– Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h;
– Umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água;
– Consumir água à vontade.
Entre 12% e 20% por dois dias seguidos: estado de alerta
– Observar as recomendações do estado de atenção;
– Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 17h;
– Evitar aglomerações em ambientes fechados;
– Usar soro fisiológico nos olhos e nas narinas.
Abaixo de 12% por dois dias seguidos: estado de emergência
– Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta;
– Interromper qualquer atividade ao ar livre entre 10h e 16h;
– Manter os ambientes internos úmidos.