O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) publicou, nesta quinta-feira (29), edital de concurso para o cargo de escrevente técnico judiciário, com um total de 845 vagas, sendo 400 para a Capital e 445 para as outras regiões do Estado. Para concorrer, é necessário ter o Ensino Médio e mais de 18 anos na data da posse.
As inscrições para o concurso do Tribunal de Justiça de São Paulo podem ser realizadas a partir desta sexta-feira (30) até o dia 2 de setembro, às 16h, exclusivamente pelo site da Fundação Vunesp.
O salário inicial do cargo é de R$ 4.981,71, mais auxílios para alimentação, saúde e transporte (valor referente a janeiro de 2021). Acesse o edital. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.
Os escreventes são responsáveis pelas atividades relacionadas à organização dos serviços que envolvam as funções de suporte técnico e administrativo às unidades do Tribunal de Justiça.
Cabem a estes servidores também dar andamento em processos judiciais e administrativos, atender ao público interno e externo, elaborar e conferir documentos, controlar a guarda do material de expediente e atualizar-se quanto à legislação pertinente à área de atuação e normas internas.
Concurso
O concurso será dividido em duas etapas: prova objetiva e prova prática. A primeira, de caráter eliminatório, será composta por 100 questões de múltipla escolha e está prevista para o dia 31 de outubro, com duração de cinco horas.
A confirmação da data e as informações sobre horários e locais serão divulgadas por edital de convocação. A Fundação Vunesp encaminhará um SMS e também comunicação pelo endereço eletrônico indicado na ficha de inscrição do candidato.
Já a prova prática, de formatação e digitação, será apenas para os candidatos habilitados e com melhor classificação, de acordo com as notas de corte de cada Circunscrição Judiciária, em data a ser definida.
Tribunal de Justiça
Após a homologação, o concurso terá validade de um ano, prorrogável pelo mesmo período, a critério do Tribunal. Serão nomeados os classificados dentro do número de vagas oferecidas no edital, podendo o Tribunal nomear ou não os demais candidatos aprovados, na medida de suas necessidades e da disponibilidade orçamentária.
Conforme o edital do concurso, 5% das vagas são reservadas para pessoas com deficiência e 20% para candidatos negros.
Vagas
Para a região de Araçatuba, foram disponibilizadas 30 vagas para as Circunscrições Judiciárias de Araçatuba, (Bilac, Birigui, Buritama, Guararapes, Penápolis e Valparaíso); Andradina (Ilha Solteira, Mirandópolis e Pereira Barreto); e Auriflama (Jales, Palmeira D’Oeste, Santa Fé do Sul e Urânia).
Inscrições
Para inscrever-se via Internet, o candidato deverá acessar o site da Fundação Vunesp na área do candidato durante o período de 30/07/2021 a 02/09/2021, localizar os “links” correlatos ao Concurso até as 16h do dia 02/09/2021, quando o cadastro (ou ficha de inscrição) será retirado(a) do sistema, e efetuar sua inscrição conforme os procedimentos descritos.
Depois, o candidato deverá efetuar o pagamento da inscrição, usando o boleto que deverá ser impresso pelo site, no valor de R$ 79,00 (setenta e nove reais) em qualquer agência bancária, até o dia 03/09/2021, atentando-se para o horário bancário.
Três dias úteis após o pagamento do boleto, o candidato deverá conferir no site da Fundação Vunesp se os dados da inscrição efetuada pela Internet foram recebidos e se o pagamento da taxa de inscrição foi efetivado. Em caso negativo, o candidato deverá entrar em contato com o Disque Vunesp, (0xx11) 3874-6300, de segunda a sábado, das 8h às 18h.