Sem chuva há mais de 30 dias, o Ribeirão Lajeado, único manancial de abastecimento de água de Penápolis, apresentou uma redução na vazão de 7,73% na última quinzena de junho, em comparação ao período anterior, comprometendo a capacidade de captação em 70%. A Prefeitura e o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) alertam para a necessidade de economia para evitar o racionamento no município.
Na última segunda-feira (12), o prefeito Caique Rossi (PSD) e o presidente do Daep, Carlos Alberto Bachiega, estiveram no riberão e verificaram a redução no índice de vazão do manancial, no período de 16 a 30 de junho. Em março, a vazão média era de 965 litros de água por segundo. Na última quinzena de junho, caiu para 633 litros por segundo, uma queda de 34%.
Ainda que o sistema de abastecimento da cidade esteja no grau estável, a redução da vazão do Ribeirão Lajeado em um curto período de tempo traz riscos de racionamento para a cidade. “Isso traz muita preocupação e exige o envolvimento de toda a população na economia de água, para que não tenhamos que tomar uma atitude drástica de racionamento. Precisamos da colaboração de cada um”, alertou.
O Plano de Contingência elaborado pelo Daep traz quatro graus de criticidade: estável (até 80% de comprometimento na capacitação), alerta (de 80 a 90%), crítico (90 a 100%) e racionamento (acima de 100%).
Consumo
Segundo dados do Daep, nos três primeiros meses de 2021 foi registrado um crescimento no consumo de água potável pela população. Em janeiro, o consumo foi de 382.739 metros cúbicos e em fevereiro, 401.808, um aumento de 5%. Já em março, o consumo de água potável foi de 378.263 metros cúbicos.
No mês de abril, o consumo registrado foi de 366.196 metros cúbicos de água. Em maio, houve um aumento de 4,5%, quando foram consumidos 382.830 metros cúbicos. O consumo se manteve estável em junho, com 382.100 metros cúbicos consumidos.
“Estamos enfrentando um grave período de estiagem e temos registrado um aumento no consumo por parte da população. A última chuva em Penápolis foi registrada no dia 11 de junho. Desde o início do ano foram apenas 40 dias de chuva e 487 milímetros. Neste momento crítico, precisamos da colaboração de todos na economia de água”, finalizou o prefeito Caique Rossi.