Policiais militares e integrantes do exército estão participando nesta terça e quarta-feira (13 e 14) de um treinamento referente a atendimento de ocorrências envolvendo bombas e explosivos, na sede do Comando de Policiamento do Interior -10 (CPI-10), ministrado por uma equipe do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais) do 4° Batalhão de Choque, de São Paulo.
A equipe do Gate que está ministrando o treinamento é composta pelo Cabo PM Marcello Cezar Silva, Cabo PM Paulo Roberto Tadeu Gomes Junior e Cabo PM Arthur Cesar Lopes da Silva, que treina os militares com padrão internacional no atendimento de ocorrências envolvendo bombas e explosivos. Eles têm cursos e interações na área com a Guardia Civil (Espanha), SWAT (EUA), FBI (EUA) e Esquadrões de Bombas da Argentina, Colômbia e Israel.
Estão participando do treinamento policiais militares do 12° Baep (Batalhão de Ações especiais de Polícia), da Força Tática do 2º BPM/I (Araçatuba) e do 28º BPM/I (Andradina), e Militares do 37º Batalhão de Infantaria Leve do Exército, de Lins. O treinamento também conta com a participação do Comandante do Policiamento do Interior-10, Coronel PM Rodrigo Eval Arena, e do Comandante Interino do 12° Baep, Major PM Luiz Antônio Clarete de Araújo.
O Gate, além do atendimento de ocorrências com reféns e de ocorrências envolvendo bombas e explosivos, tem sido requisitado, no Estado de São Paulo, para realização de exames periciais em dispositivos explosivos improvisados (Improvised Explosive Device – IED), pelo conhecimento técnico e prático adquirido pelo seu Esquadrão Antibombas nos 31 anos de atividade operacional.