Um novo golpe para sequestro de contas do whatsapp, desta vez direcionado a ciclistas, já fez duas vítimas na região de Araçatuba. O alerta é do perito criminal e especialista em crimes cibernéticos e inteligência policial, Hericson dos Santos. O golpista anuncia o sorteio de bicicletas no Instagram e pede que a vítima se cadastre para concorrer ao prêmio, informando nome completo, endereço e número do celular (whatsapp).
Para sequestrar o whatsapp, o criminoso envia um SMS para o celular que a vítima cadastrou com um “número de protocolo”, que na verdade é o código de ativação do whatsapp, e pede para a vítima informar este número, para que o “processo de validação no sorteio seja efetivado”.
O sequestro do whatsapp é consumado quando a vítima envia o tal “número de protocolo” ao golpista. Isso ocorre caso a vítima não tenha dupla autenticação de segurança no aplicativo de mensagens.
De posse do whatsapp da vítima, o golpista passa a pedir dinheiro para os contatos. Na região, foram registrados dois casos, um em Araçatuba e outro em Valparaíso.
Neste caso, o golpe é voltado para ciclistas, mas pode ocorrer com outras falsas promoções, de acordo com a preferência do usuário, como propaganda enganosa de carros, motocicletas, roupas, perfumes, dentre outros.
“Este tipo de golpe fez muitas vítimas nos markets places como OLX e Mercado Livre, quando a vítima anunciava algum produto e deixava o número de telefone como contato. É perceptível que deixar nosso número de celular à deriva na internet pode representar prejuízos financeiros ou no mínimo uma grande dor de cabeça”, afirma o perito. No caso do golpe direcionado a ciclistas, os criminosos estão utilizando o Instagram para anunciar as falsas promoções.
Proteção
Santos, que faz parte do Núcleo de Perícia Criminalísticas de Araçatuba, orienta as pessoas a duvidarem deste tipo de promoção e nunca fornecer seus dados cadastrais.
“Outra dica é nunca fornecer códigos de SMS para outras pessoas”, afirma o perito, que é instrutor de investigação de Cybercrimes do Ministério da Justiça e professor de investigação da Academia de Polícia do Estado de São Paulo
Ele ensina, ainda, que uma forma de se proteger contra este tipo de golpe é habilitando a dupla autenticação nos aplicativos de mensagens e redes sociais, como whatsapp, telegrama, instagram etc.
Dupla autenticação
No caso do whatsapp, para ativar a dupla autenticação, o usuário deve clicar nos três pontinhos à direita do aplicativo, no alto, optar por configurações e depois clicar em “conta”. Ao fazer isso, aparece a opção de “confirmação em duas etapas”.
Clicando na opção, ela é ativada e o usuário precisará inserir um número, denominado de “PIN” quando quiser registrar o número do telefone no whatsapp novamente.
Ferramentas
Conforme ele, existem metodologias e ferramentas que levam a polícia até o golpista. Neste caso, contam também com o apoio do Judiciário, com autorização de quebra do sigilo.
“Não é difícil chegar o golpista. Há várias técnicas de inteligência e investigação. Lógico que os golpistas estão evoluindo cada vez mais, por isso é importante que as polícias treinem sempre os seus agentes para que eles estejam preparados para investigar os crimes eletrônicos e os cometidos pela internet e seus vários dispositivos”, afirmou.