Penápolis alcançou, na sexta-feira, 23, o índice de 57,09% da população vacinada contra a Covid-19, referente à aplicação da primeira dose e dose única da vacina.
No total geral, foram aplicadas 50.717 doses de vacina na população penapolense, o que corresponde à somatória das pessoas que receberam a primeira e segunda doses e também a dose única da vacina contra a Covid.
Os dados são referentes ao Vacinômetro divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, em que os números são atualizados diariamente por meio da Plataforma Vacivida.
Sendo assim, até o final da tarde de sexta-feira, o Vacinômetro indicava os seguintes números de vacinação em Penápolis: 1ª Dose – 36.398 pessoas vacinadas; 2ª Dose – 12.994 pessoas vacinadas e Dose Única – 1.325 pessoas vacinadas. O que corresponde a um total de 57,09% da população vacinada.
Todos esses dados podem ser acessados no site www.vacinaja.sp.gov.br/vacinometro.
Percentual de imunização
De acordo com dados fornecidos pelo Serviço de Vigilância Epidemiológica de Penápolis, até o momento mais de 95% da população idosa acima de 70 anos completou o esquema vacinal, ou seja, tomou as duas doses da vacina contra a Covid-19.
A população idosa acima de 90 anos atingiu 95,21% de imunização completa; idosos de 80 a 89 anos – 95,80% e idosos de 70 a 79 anos – 95,89%.
Já com relação aos idosos de 60 a 69 anos, houve uma queda significativa, apenas 62,26% desta população tomou as duas doses da vacina contra a Covid-19, completando o esquema vacinal.
O percentual de imunização das demais faixas etárias ainda é inconclusivo devido ao período de intervalo exigido para a aplicação da segunda dose da vacina, que ainda será administrada neste público.
Salvação
O secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Washington, ressalta a importância da vacinação contra a Covid-19. “Todas as pessoas devem se vacinar, não importa qual seja a fabricante da vacina. Se chegou a sua vez, tome a vacina contra a Covid. O que vai salvar a humanidade é a vacina”, afirmou o médico.
Ele comenta que houve uma diminuição dos casos de idosos que tiveram agravamento da doença ou que faleceram devido a Covid. “Isso se deve à vacinação. Os idosos já foram vacinados e podemos notar os benefícios dessa ação. Portanto, é imprescindível que todas as pessoas tomem a vacina contra a Covid quando chegar a sua vez. E principalmente, retornem para tomar a segunda dose na data agendada. A segunda dose é fundamental para concluir a vacinação e se proteger contra o coronavírus”, destacou Dr. Luiz Washington.
O secretário argumenta que quanto mais as pessoas forem vacinadas, mais próximo estaremos de voltar às atividades normais, sem restrições. “Mas por enquanto, mesmo após a vacinação, as pessoas precisam usar máscaras, álcool em gel e manter o distanciamento social”, lembrou.