Um agropecuarista de Araçatuba, que não teve o nome divulgado, caiu em um golpe aplicado pela internet que envolve um site de leilão online para compra de veículos.
A vítima procurou a Polícia Civil de Araçatuba nesta quarta-feira (14) para denunciar o crime. O caso será investigado pela Deic (Divisão Especializada de Investigações Criminais).
De acordo com boletim de ocorrência, no último dia 7, a vítima arrematou um carro Mercedes Benz C43 AMG, no valor de R$ 94.070,00 reais, por meio de um site de leilões online e presenciais que seria sediado em Osasco (SP).
A vítima, então, realizou uma transferência bancária no dia 8 de julho através de uma conta do banco Original e recebeu um “termo de arrecadação”, que depois foi verificado ser falso.
Após o pagamento, o pecuarista não conseguiu mais falar com os responsáveis pelo suposto site de leilões online. A vítima chegou a ir até Osasco nesta semana, mas não encontrou informações sobre os estelionatários e constatou o golpe.
Os dados da conta bancária que recebeu o pagamento pelo carro foram passados à polícia, bem como os números de telefone usados em todos os contatos.
Dicas
Encontrou alguma página qualquer que esteja leiloando veículos? O primeiro passo é respirar fundo e se atentar à algumas questões básicas de navegação segura. Certifique-se de que o site em questão possua um certificado SSL/TLS, ou seja, exiba o famoso “cadeado verde” ao lado de seu endereço na barra de navegação do seu browser. Isso significa que ele utiliza conexão criptografada e, por isso, é teoricamente mais seguro.
Também procure por informações como razão social, CNPJ e endereço do leiloeiro. A Receita Federal dispõe de uma ferramenta online e gratuita através da qual qualquer pessoa pode atestar se um CNPJ é autêntico ou não. Também recomendamos o uso do Google Maps Street View para dar uma conferida no endereço citado. Qualquer divergência de dados é motivo para ligar o pisca-alerta.
Tais verificações são importantes, mas não são o suficiente, já que criminosos estão conseguindo certificados SSL/TLS com facilidade e costumam clonar informações jurídicas de leiloeiros oficiais.
Solicitar o cancelamento de transferências bancárias (DOC e TED) já é um processo altamente complexo e burocrático. Com a chegada do Pix, virou uma tarefa impossível, visto que esse novo método de pagamento não permite devoluções de maneira alguma. Sendo assim, caso decida prosseguir com o leilão e realizar o pagamento pelo arremate, preste muito atenção na hora de pagar pelo seu novo veículo.
Jamais aceite transferir o valor para contas de terceiros, sejam eles “representantes comerciais” ou “parceiros” do leiloeiro. Exija que o repasse do dinheiro seja feito para o CNPJ da empresa, e, neste momento, certifique-se de que o CNPJ seja o mesmo que você encontrou no passo anterior. Caso contrário, você poderá perder suas economias para sempre e jamais receberá o automóvel arrematado. (Com informações do site Canaltech).