Diante da massa de ar frio que derrubou as temperaturas, as equipes de acolhimento da Assistência Social, juntamente com a Guarda Civil Municipal (GCM) de Araçatuba, abordaram moradores de rua, na noite dessa quarta-feira (28), para oferecer que eles fossem para o Albergue Municipal e assim ter mais segurança e proteção.
O frio chegou com tudo à região nessa quarta-feira. Os termômetros mediram 3 graus durante a noite e a GCM iniciou um longo trabalho para convidar cada morador de rua.
Quem aceitava o convite, imediatamente era levado para o Albergue para que, além de dormir em segurança, as pessoas em situação de rua pudessem tomar banho quente, jantar, café da manhã e depois pudessem fazer atividades no Centro Pop, que fica ao lado.
Caso a pessoa não aceitasse o convite, as equipes ofereciam cobertores, luvas, meias e sacos de dormir.
Moradores de rua
A determinação desta ação partiu do prefeito Dilador Borges (PSDB). “Temos cerca de 100 pessoas em situação de rua e a Assistência Social tem o Albergue que consegue acolher essas pessoas, infelizmente muitos não querem ir e eles têm esse direito, o que pedi é que nenhum ficasse sem condição de ficar bem, aonde quer que seja, portanto, foram entregues cobertor, luvas, meias, saco de dormir e também moletom”.
Albergue
Nesta semana, a Prefeitura de Araçatuba ampliou o horário de funcionamento do albergue para abrigar pessoas em situação de rua, principalmente devido ao frio intenso.
Coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), o albergue está localizado na rua Junqueira Freire, 337 e funciona das 20h às 7h, todos os dias da semana. No entanto, nesta semana estará aberto 24 horas, devido ao frio intenso.
Os serviços disponibilizados no albergue são: espaço para banho, alimentação (café da manhã e almoço) e pernoite. No Centro Pop, entre as atividades diárias realizadas está a lavagem de roupas e o banho.
Ginásio de Esportes
De acordo com o diretor do Departamento de Proteção Social Especial, Edson Terra, não há necessidade de abertura do ginásio de esportes Dr. Plácido Rocha para abrigar a população de rua, com base em questionamentos feitos à pasta recentemente.
“Não vemos a necessidade, visto que o albergue não tem atingido a lotação máxima, porém caso haja a necessidade temos colchões e estrutura para ampliar no próprio albergue”, disse.
O albergue disponibiliza 30 vagas. “Cabe ressaltar que devido ao direito de ir e vir e de o espaço disponibilizado ter regras como o de horários para adentrar e da condição de não usar entorpecentes no local, muitos decidem por não adentrar, o que em muitas ocasiões gera a percepção por parte da sociedade de que não há vagas”, finaliza Edson.
Previsão do Tempo
Nesta quinta-feira, os termômetros marcaram temperatura mínima de três graus. Para amanhã (30), a previsão é de dois graus nas horas mais frias do dia, segundo o Climatempo. Em compensação, as máximas devem chegar a 22 graus ante os 18 graus registrados hoje (29). O dia será de sol e com geada ao amanhecer.
No decorrer da tarde, as nuvens aumentam, mas não há previsão de chuva para esta sexta-feira. No sábado, previsão é de mínima de cinco graus e máxima de 26. O domingo será um pouco mais quente, com os termômetros marcando entre 11 e 27 graus.
Em São Paulo, o amanhecer de 29 de julho é agora o mais frio deste ano. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 5,5°C de temperatura às 7h na estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte da capital. O recorde anterior era de 6,3°C nos dias 30 de junho e 20 de julho.