Pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas em diversos postos de saúde do Brasil, segundo relatório do Ministério da Saúde. Em Araçatuba, conforme o documento, pelo menos 81 doses vencidas teriam sido aplicadas.
As doses que estariam vencidas foram distribuídas para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Nossa Senhora Aparecida, Planalto, Pedro Perri, Morada dos Nobres e Dona Amélia, além do Hospital Unimed e Santa Casa, em Araçatuba.
Segundo o jornal Folha de SP, todos os imunizantes expirados integram oito lotes da AstraZeneca importados ou adquiridos por consórcio. Um deles passou da validade no dia 29 de março. O que venceu há menos tempo estava válido até 4 de junho.
Lotes Vencidos:
4120Z001
4120Z004
4120Z005
CTMAV501
CTMAV505
CTMSV506
CTMAV520
4120Z025
O lote pode ser conferido na carteira individual de vacinação. Quem tiver recebido uma dose de um dos lotes de AstraZeneca após a data de deve procurar uma unidade de saúde para orientações e acompanhamento.
Controle Rigoroso
A Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba negou que teriam sido aplicadas doses vencidas no municípo. “Nosso controle de estoque é rigoroso e realizado diariamente pela Vigilância Epidemiológica”, informou a pasta, por meio de nota enviada pela assessoria de imprensa da Prefeitura.
Clique aqui e leia a matéria com a resposta da Prefeitura de Araçatuba