Com a antecipação da vacina contra a Covid para a população adulta, o Governo do Estado anunciou o fim da fase de transição do Plano São Paulo a partir do dia 17 de agosto. Com isso, todas as atividades econômicas deixarão de ter limitação de horário de funcionamento e também de ocupação.
Nesta quarta-feira (28), o governador João Doria (PSDB) anunciou uma maior flexibilização no período de 1º a 16 de agosto, quando os estabelecimentos poderão funcionar até a meia-noite e com ocupação de 80%. O toque de recolher deixa de existir nas madrugadas.
“Vamos dar este passo com 75% da população do Estado vacinada com a primeira dose da vacina”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.
Com a antecipação da vacinação da população acima de 18 anos do dia 20 para 16 de agosto, o governo pretende acabar com as restrições de horário de funcionamento e de ocupação dos estabelecimentos, desde que seguidos os protocolos sanitários.
“A partir de 17 de agosto, 100% da população do Estado terá recebido a primeira dose da vacina, o que nos permite finalizar a etapa de transição do Plano São Paulo”, afirmou Patrícia Ellen.
A antecipação da vacinação, segundo o governador João Doria, foi possível com a aquisição de mais 4 milhões de doses da Coronavac que já foram distribuídas pelo PEI (Programa Estadual de Imunização).
Doria retornou às atividades presenciais do governo nesta quarta-feira, após cumprir 14 dias de isolamento por ter sido reinfectado pelo novo coronavírus. “Passei os 14 dias bem, sem sintomas, porque tomei a vacina Coronavac. Sou exemplo vivo de que a vacina salva, a vacina protege”. Ele aproveitou para pedir à população que tomou a primeira dose que volte para tomar a segunda.