O governador João Doria (PSDB) anunciou, no início da tarde deste domingo (11), a antecipação da vacinação de adultos acima de 18 anos, que irão tomar a primeira dose do imunizante contra a Covid-19 até o dia 20 de agosto. O prazo anterior era 15 de setembro. Veja abaixo o novo calendário de imunização.
“São 26 dias a menos do que o prazo inicial”, afirmou o governador. “Daqui a 40 dias, todos os adultos de São Paulo estarão com uma dose na vacina no braço”, completou Doria.
A antecipação será possível com a aquisição de 30 milhões de doses extras da vacina Coronavac junto ao laboratório chinês Sinovac. Destas, 2,7 milhões de doses já chegaram e estão no centro que fará a distribuição aos municípios. Outros 1,3 milhão de doses têm previsão de chegada até 30 de julho. “São vacinas prontas que vão garantir este novo cronograma em São Paulo”, observou Doria.
Além das vacinas extras que serão usadas apenas pela população de São Paulo, o Governo do Estado se baseia na estimativa de entregas de vacinas do Ministério da Saúde. O calendário considera o início do esquema vacinal, que é composto por duas doses para três dos quatro imunizantes oferecidos no Brasil.
Adolescentes
Doria também anunciou o início da imunização para adolescentes de 12 a 17 anos com deficiência, comorbidades e adolescentes gestantes a partir do dia 23 de agosto até cinco de setembro. A partir de seis de setembro, o Estado dará início à vacinação de todos os adolescentes de 15 a 17 anos de idade. E de 20 a 30 de setembro, será a vez da faixa etária de 12 a 14 anos.