Uma equipe do 12º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) salvou no final da noite desta sexta-feira (2) a pequena Helena, com apenas quatro meses de vida, que estava engasgada e sem respirar. A ocorrência foi na avenida Arthur Ferreira da Costa, próximo ao numeral 70, em Araçatuba.
A equipe passava em patrulhamento pela avenida quando viu a mãe da bebê, Robervânia de Souza Rodrigues, em prantos, desesperada com a sua filha de quatro meses nos braços, desacordada. Segundo ela, a menina havia engasgado com leite.
De imediato, o soldado PM Clemente efetuou a manobra de “Heimlich”, fazendo a pequena Helena voltar à consciência e a respiração. De imediato a equipe seguiu com a menina até um hospital particular, onde a bebê foi atendida pela médica plantonista Aliandra Rodrigues.
Após vários exames, a profissional ressaltou a eficácia do atendimento da Polícia Militar e liberou a pequena Helena, que permaneceu sem qualquer risco de morte ou sequelas.
Manobra de Heimlich
A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.
Nesta manobra, utilizam-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada e que faz com que o objeto seja expulso dos pulmões.
Em bebês
Caso o bebê sofra um sério engasgamento com algum objeto ou alimento, que o impeça de respirar, a manobra é feita de forma diferente. O primeiro passo é deitar a criança sobre o braço com a cabeça um pouco mais baixa que o tronco e observar se existe algum objeto em sua boca que possa ser removido.
Caso contrário, e ela continuar engasgada, deve-se incliná-la, com a barriga sobre o braço, com o tronco mais baixo que as pernas, e dar 5 palmadas com a base da mão nas suas costas. Se ainda assim não for suficiente, deve-se virar a criança de frente, ainda sobre o braço, e efetuar compressões com os dedos médio e anular sobre o tórax da criança, na região entre os mamilos. (Fonte: tuasaude.com)