Um lindo espetáculo do espaço poderá ser visto em todo o Brasil na madrugada desta quinta para sexta-feira (30/7). Conhecida como Delta Aquáridas, durante o pico da chuva de meteoros, será possível ver de 20 a 30 objetos luminosos cruzando o céu por hora.
Os meteoros poderão ser vistos a olho nu a partir das 22h, com pico por volta das 2h. Se possível, fuja da poluição luminosa das cidades, que com certeza ofuscará o brilho dos objetos. Uma área um pouco mais afastada já permite apreciar o fenômeno.
Batizada com o nome de Delta Aquáridas, visto da nossa perspectiva na Terra, a chuva de meteoros parece vir da Constelação de Aquário, localizada na mesma direção que a estrela Delta Aquarii. Mas trata-se meramente de um efeito de perspectiva.
Você não precisa olhar apenas para esse ponto do céu, mas ficar atento a todas as direções no céu. De preferência deitado ou reclinado sob uma cadeira de praia, por exemplo.
Em agosto haverá outra oportunidade de assistir um fenômeno parecido: terá início a chuva Perseidas, com pico de 150 meteoros por hora.
Chuva de Meteoros
Chuva de meteoros é um evento em que um grupo de meteoros é observado irradiando de um único ponto no céu. Esses meteoros são causados pela entrada de detritos na atmosfera a velocidades muito altas.
Numa chuva de meteoros, esses detritos geralmente são resultado de interações de um cometa com a Terra, em que material do cometa é desprendido de sua órbita, ou quando a Terra cruza essa órbita. A maior parte dos meteoros são menores do que um grão de areia e por isso quase sempre se desintegram e não atingem a superfície do planeta.
Chuvas intensas e incomuns de meteoros são também chamadas de surtos ou tempestades de meteoros, nas quais são vistos mais de mil meteoros por hora. Esses detritos entram na atmosfera com alta velocidade e entram em combustão, formando as chamadas estrelas cadentes.