Jair Bolsonaro afirmou a apoiadores que está em contato com hackers para fazerem uma demonstração, nas redes sociais, e provar “fraude na urna eletrônica”.
A afirmação foi dada hoje (02) enquanto o mandatário saía do Palácio da Alvorada. “Eu pretendo, estou tentando, já fizemos contato com as pessoas que entendem do assunto, são hackers, para fazer uma demonstração pública. Lógico que a televisão não vai mostrar, mas vou fazer uma live”.
A acusação de falha nas urnas vem desde 2018, quando Bolsonaro disse que houve fraude nas eleições e teria ganho no 1º turno. À época, o presidente disse que teria como provar.
Como Bolsonaro não apresentou provas, em 24 de junho, o ministro Gilmar Mendes deu 10 dias para que o chefe do Executivo apresentasse provas de suas alegações. Ontem (1), durante a sua live semanal, Bolsonaro comentou sobre o tema: “apresento se eu quiser. Não tenho obrigação de apresentar prova pra ninguém”.
“O que um candidato aí está fazendo? Ele está reunindo alguns líderes partidários já loteando o futuro governo dele. Daí os caras começam a trabalhar contra o voto auditável. Porque só chega, esse cara só chega na fraude”, continuou.
Em parecer apresentado ao STF no dia 28 de abril deste ano, o Ministério Público Federal (MPF) afirmou que o presidente tem o dever de apresentar as provas. “Tem ele (Bolsonaro) o dever inafastável de oferecer as provas que diz poder apresentar. A existência desse dever é incontestável”.