A cidade de Birigui, berço do biribol, será o palco no próximo sábado, 24 de julho, da Copa Brasil de Biribol 2021, com 10 equipes masculinas disputando o título de campeã. O torneio, autorizado pela vigilância sanitária do município e órgãos competentes, não será aberto ao público, seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19. Os organizadores informam, ainda, que todos os atletas, dirigentes e a equipe de arbitragem e coordenação já estão vacinados contra a Covid-19.
Organizado pela Confederação Nacional de Biribol, a Copa Brasil de Biribol 2021 terá início às 9 horas no Birigui Pérola Clube. As equipes que disputarão troféus e medalhas são: Adamantina; Birigui Contec; Birigui Liceu; Ilha Solteira; Jockey/Uberaba; Mineiros/GO; Rio Claro; Santos/CEPE 2004/FUPES; Tênis Clube Presidente Prudente; e Votuporanga.
Sobre o Biribol
Variante do voleibol, o Biribol foi criado na cidade de Birigui, na década de 1960, pelo professor Dario Miguel Pedro. O Biribol, ou voleibol de piscina, é praticado dentro de uma piscina especial que mede 4 metros de largura por 8 metros de comprimento e uma profundidade de 1,30 metro. A rede é instalada na altura de 2,62 metros para o masculino e 2,40 metros para o feminino. Cada equipe conta com quatro jogadores titulares e no máximo 4 reservas, que se revezam nas posições em sentido horário.