O número de autuações por descumprimento dos protocolos de prevenção da Covid-19 em Araçatuba aumentou 64% em 2021 na comparação com 2020. De março a dezembro de 2020, fiscais de posturas de da Vigilância Sanitária realizaram 61 autuações, enquanto que de janeiro a junho de 2021 foram 100 autuações.
Ainda nos primeiros seis meses deste ano, foram feitas 274 intimações contra 616 ao longo de todo o ano passado. A maior parte das notificações e autuações refere-se a aglomeração em áreas de lazer e funcionamento de estabelecimentos além do horário permitido.
Os dados foram apresentados pela diretora de fiscalização de postura da Prefeitura, Silmara Pacce, à Frente Parlamentar de Enfrentamento à Covid-19, em reunião realizada nessa quarta-feira (21), na Câmara Municipal.
Silmara detalhou o trabalho referente aos protocolos para evitar a disseminação da Covid-19 no município à coordenadora da Frente Parlamentar, vereadora Regininha (Avante), e aos seus demais componentes, vereadores Arnaldinho (Cidadania) e Nelsinho Bombeiro (PV).
A diretora de fiscalização de postura fez um histórico das ações de fiscalização desenvolvidas pelo Executivo desde o início da pandemia, em 2020, que começou com orientações, pedidos de adequações e depois multas em áreas de lazer e estabelecimentos que descumpriam as normas.
“No início das fiscalizações nós éramos perseguidos e hostilizados, mas hoje aumentou muito mais a conscientização e sempre contamos com o apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal. Nós percebemos que em muitos casos a própria população deixou de tomar os cuidados necessários”, resumiu a diretora de fiscalização de postura da Prefeitura.
Sugestões
Os parlamentares da frente parlamentar tiraram dúvidas e sugeriram melhorias no atendimento do Disk Aglomeração, na integração entre os serviços de fiscalização, na intensificação da fiscalização em relação aos protocolos sanitários adotados pelos estabelecimentos comerciais e no quantitativo de fiscais existentes.
Em Araçatuba, o Disk Aglomeração atende pelo número 153 (Guarda Municipal), 24 horas por dia.