A Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba emitiu uma nota, na tarde desta sexta-feira (2), na qual afirma que o município não aplicou doses vencidas da vacina Astrazeneca, conforme consta em relatório do Ministério da Saúde publicado pelo jornal Folha de São Paulo.
O documento aponta que pelo menos 81 doses vencidas teriam sido aplicadas em Araçatuba. Em todo o País, segundo o jornal, foram 26 mil doses aplicadas com prazo de validade vencido, em diversos postos de saúde do Brasil.
A Prefeitura informou que Araçatuba recebeu o lote 412.0Z001 no dia 25/02/2021 com validade até 29/03/2021, com um total de 263 frascos, cuja aplicação foi finalizada na primeira semana de março.
O segundo lote, de número 412.0Z004, foi recebido em 26/01/2021 com validade até 13/4/2021, um total de 280 fracos, que foram aplicados em até sete dias após o recebimento.
“As pessoas que tomaram vacinas dos referidos lotes podem ficar tranquilas. “É importante ressaltar que Araçatuba, ao receber as vacinas, inicia imediatamente a aplicação das doses, e tem a capacidade de vacinar cerca de 2.300 pessoas por dia. Diante disso, não há possibilidade de aplicar vacinas vencidas”, afirma a nota da Secretaria Municipal de Saúde.
Em Araçatuba, conforme levantamento da Folha de São Paulo, os lotes mencionados foram distribuídos para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Nossa Senhora Aparecida, Planalto, Pedro Perri, Morada dos Nobres e Dona Amélia, além do Hospital Unimed e Santa Casa.
A Secretaria de Saúde informou, ainda, que possui um rigoroso controle de estoque das vacinas, que é realizado diariamente pela Vigilância Epidemiológica.