Um filhote de gato-do-mato, animal ameaçado de extinção, foi resgatado nesta quarta-feira (21) as margens da Rodovia Marechal Rondon (SP-300), entre Penápolis e Avanhandava, na região de Araçatuba, interior de São Paulo.
Recolhido pela Polícia Militar Ambiental, o animal foi encaminhado para o Hospital Veterinário da Unesp, em Araçatuba, para receber os devidos cuidados veterinários. Posteriormente, será reintroduzido em seu habitat natural.
O animal foi encontrado por um motorista que transitava pela Rodovia Marechal Rondon próximo do trevo do bairro rural do Borá. De acordo com a policia, o gato-do-mato consta como vulnerável na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).
De acordo com a Polícia Militar Ambiental, o animal aparentava estar bem magro e desidratado, provavelmente estaria longe da mãe há vários dias, e se não fosse levado para ter os devidos cuidados poderia ter morrido.
Ainda conforme a polícia, este tipo de ocorrência tem se tornando frequente na região. “Devido às queimadas, os animais acabam circulando fora do seu habitat e muitos morrem e os filhotes acabam ficando sozinhos e saem à procura de alimentos”, informa a PM Ambiental.