Para comemorar o primeiro ano de atuação o 12º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) realizou uma solenidade interna nesta sexta-feira (30) em sua sede na avenida Odorindo Perenha, bairro Umuarama, zona leste de Araçatuba, e revelou balanço positivo das atividades. No período, quase uma tonelada de drogas foram apreendidas pelas equipes.
A solenidade contou a presença de todo o efetivo e foi realizada de forma restrita, até porque todos os integrantes já foram imunizados com as duas doses da vacina contra a Covid-19 há mais de 20 dias.
Em nota, o comando do CPI-10 (Comando de Policiamento de Área do Interior – 10) parabenizou a tropa que, “com garra e determinação, combate a criminalidade, trazendo à população das 43 cidades que pertencem à área do Comando de Policiamento do Interior 10 a segurança que tanto precisam”.
O Baep
O comandante do CPI-10, coronel Rodrigo Arena, explica que a instalação do 12º Baep foi muito importante para a região, porque o Batalhão atua em toda a região administrativa de Araçatuba para fazer frente às práticas delitivas complexas, especialmente as de maior repercussão. O Canil, que era ligado a Força Tática, foi incorporado ao novo batalhão.
O patrulhamento tático é realizado com viaturas de grande porte, compostas cada uma com, no mínimo, quatro integrantes devidamente capacitados e treinados sob o comando de oficial, subtenente ou sargento.
As equipes estão aparelhadas com armamentos e equipamentos diferenciados, específicos para atuação em atividades críticas de polícia ostensiva, incluindo ações de controle de multidões, ações antiterrorismo, ações de policiamento com cães, ações de reintegração de posse de grande envergadura, operações especiais realizadas em conjunto ou em apoio às autoridades do Poder Judiciário ou Ministério Público, escoltas armadas de alta periculosidade, apoios às medidas de segurança por ocasião de visitas de Chefes de Estado, controle de rebeliões em estabelecimentos prisionais e combate a delitos perpetrados por organizações criminosas.
Balanço positivo
Operacionalmente, com as ferramentas tecnológicas incorporadas ao policiamento ostensivo e os equipamentos de ponta disponibilizados ao policial militar, tais como terminais móveis de dados (TMD), pistolas de incapacitação neuromuscular (Taser), pistolas austríacas calibre .40 (Glock), espingardas italianas calibre 12 (Benelli), fuzis belgas calibres 5,56mm e 7,62mm (FN Scar) e viaturas blindadas (GM – Trailblazer), o 12º Batalhão de Ações Especiais de Polícia, neste 1 (um) ano de patrulhamento tático dos 43 municípios da Região Administrativa de Araçatuba, fiscalizou 10.783 pessoas e 1.873 veículos, prendeu em flagrante delito e por mandado DE prisão 270 pessoas, apreendeu 48 armas de fogo, 752 munições de diversos calibres, 849 kg de droga e R$ 127.787,55 em dinheiro.