A pedido do Ministério Público, a Justiça Estadual de Presidente Prudente concedeu uma liminar e proibiu um churrasco para duas mil pessoas que estava sendo organizado para recepcionar o presidente Jair Bolsonaro na cidade no próximo sábado (31). As informações são do SBT Interior.
Bolsonaro estará em Presidente Prudente para “inauguração do credenciamento junto ao SUS do Hospital Regional do Câncer”. O evento seria realizado no recinto de exposições da cidade.
A decisão foi tomada após uma Ação Civil Pública movida pelo promotor de Justiça Marcelo Creste, do Ministério Público.
Bolsonaro e pandemia
Na ação, o promotor de Justiça Marcelo Creste pedia o cancelamento do evento e afirmava que a fase emergencial do Plano São Paulo, que não permite eventos, convenções e atividades culturais. Para o MP, é um “absurdo sanitário” realizar um evento desta magnitude durante a pandemia da covid-19.
“Em plena pandemia, Governo Municipal de Presidente Prudente pretende fazer um megaevento que não está permitido pelas normas sanitárias estaduais, posto que a normativa municipal acima citada não encontra respaldo em nenhuma autorização, ainda que excepcional ou transitória”.
”O evento questionado pelo Ministério Público é ilegal”, diz um dos trechos da decisão do juiz Darci Lopes Beraldo. Em caso de descumprimento da decisão, o magistrado impôs como pena o pagamento de uma multa de R$ 2 milhões.