A Santa Casa de Araçatuba voltou a atingir 100% de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinados ao tratamento da Covid-19, nesta quinta-feira (10). Dos 35 leitos disponíveis, todos estão com pacientes que testaram positivo para o novo coronavírus ou que estão com suspeita da doença.
De acordo com boletim divulgado pelo hospital nesta tarde, dos 35 internados na UTI Covid, 28 são pacientes de Araçatuba e os outros sete de municípios da região, já que a Santa Casa é referência para 40 cidades.
Do total de hospitalizados, 33 têm diagnóstico positivo para a infecção pelo novo coronavírus e dois estão com suspeita da doença.
Na quarta-feira (9), o coordenador-executivo do Centro de Contingência da Covid-19, médico João Gabbardo, informou que os municípios com ocupação de 90% ou mais das UTIs receberiam a recomendação de adotar medidas mais restritivas do que as previstas na atual fase de transição, para conter a transmissão e evitar um colapso hospitalar.
Em Araçatuba, no entanto, segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, por enquanto não há previsão de adoção de novas medidas, apesar da ocupação de 100% da UTI Covid da Santa Casa.
Fase de transição
As regras da atual fase de transição do Plano São Paulo permitem o funcionamento do comércio e de serviços (restaurantes, academias, salões de beleza e barbearias) no período das 6h às 21h, com limitação de atendimento respeitando os 40% de ocupação dos estabelecimentos.
Os protocolos sanitários incluem a obrigatoriedade do uso de máscara, disponibilização de álcool em gel e distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas.
Casos
Araçatuba acumula 687 óbitos e 22.876 infectados desde o início da pandemia. O município tem um total de 102 pacientes internados nos hospitais da cidade e outras 1.673 pessoas seguem em tratamento domiciliar