Após a RedeTV! perder diversos patrocinadores com a polêmica envolvendo o apresentador Sikêra Jr., a emissora emitiu uma nota nesta quarta-feira (30), mas não mencionou qualquer punições ao funcionário (leia ao final da matéria).
A polêmica envolvendo o apresentador começou após um comentário ao vivo em seu programa Alerta Nacional . “Não é normal rapaz. Pode ser pra você e seu macho dentro da sua casa. Mas na vida do cidadão brasileiro, cidadão de bem, da família tradicional nunca. Se quer dar o rabo, dê. Mas não leve as crianças não. Raça do cão. Tudo maconheiro”.
A fala foi após Sikêra criticar a campanha do Burger King para o Mês do Orgulho LGBTQIA +, onde mostrava crianças falando sobre casais homoafetivos. Inclusive crianças com pais do mesmo sexo aparecem no vídeo. Na terça-feira (29), o apresentador pediu desculpas, apesar de reafirmar que a campanha usou crianças para promover a diversidade.
“Eu preciso reconhecer que me excedi, no calor do comentário, defendendo a inocência de crianças que eu sempre defendi. Posso ter usado palavras que me arrependo, sou humano. Errei, erro e vou errar”, disse o apresentador.
Com a repercurssão negativa, houve uma debandada de patrociníos. A lista de perdas até o momento foi: MRV, TIM, Sorridents, Magazine Luiza, HapVida, Betsul, Seara e BMW Group.
Leia a nota da RedeTV!
O respeito à diversidade sexual e a não discriminação de cor, raça, gênero ou religião é uma tradição dos 22 anos de existência da RedeTV!, que possui uma programação plural e políticas internas de inclusão no seu sentido mais amplo. O compromisso com a população LGBTQIA+ faz parte dos valores editoriais e empresariais da RedeTV!.
A emissora reprova veementemente todos os tipos de discriminação e preconceito. Nesse sentido, a RedeTV! vem a público manifestar condenação a qualquer expressão de homofobia. Queremos também agradecer a todos os nossos colaboradores por ajudarem a construir uma empresa cada dia mais forte e plural.
No caso do lamentável episódio envolvendo o apresentador Sikêra Jr. às vésperas do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, o mesmo desculpou-se publicamente durante o programa da última terça-feira, reconhecendo o equívoco de suas declarações perante a todos que se sentiram justificadamente ofendidos e a todos seus telespectadores, o que certamente servirá para o seu aprimoramento pessoal e profissional. Mesmo assim, a RedeTV! ressalta que tal comportamento não representa, de forma alguma, o posicionamento e o respeito da emissora à diversidade e população LGBTQIA+.
Entendemos que o exercício da tolerância e o respeito às diferenças são valores fundamentais numa sociedade democrática como a brasileira.