Projeto do vereador Wesley da Dialogue (PODE) aprovado na sessão desta segunda-feira (21) obriga a sinalização tátil no prédio da Câmara de Araçatuba. O principal objetivo é possibilitar acessibilidade às pessoas com deficiência visual.
Desde que foi construído, o prédio da Câmara não está adaptado para receber pessoas com deficiência visual. “É muito importante que os órgaos públicos sejam os primeiros a dar o exemplo em acessibilidade. Nossa intenção que é a Câmara atenda a toda população, sem exceção. Por isso, criamos esse projeto e estamos muito felizes que ele foi aprovado”, comenta o vereador Wesley.
O projeto diz que a acessibilidade das pessoas com deficiência visual obedecerá à comunicação e sinalização tátil direcional e de alerta nos pisos, corrimãos, acessos às escadas, elevadores e demais equipamentos e ambientes que se fizerem necessários.
Vale destacar que sinalização tátil é aquela realizada através de caracteres em relevo, Braille ou figuras em relevo.
Realidade
Aureni Pinheiro de Araújo é moradora de Araçatuba. Ela, que é deficiente visual, comenta o quanto é importante que as pessoas que sofrem de alguma deficiência sejam vistas pela comunidade e, principalmente, pelas autoridades locais.
“Não é porque não enxergamos que temos alguma dificuldade em participar das questões políticas da cidade. Eu fico muito feliz de saber que o vereador, mesmo sendo muito jovem, tem essa visão de vida de incluir todo mundo dentro desse contexto. Agora, poderemos ir à Câmara Municipal com mais tranquilidade”, afirma.