Polícia Federal e Receita Federal cumpriram um mandado de busca e apreensão na manhã desta quinta-feira (17) em um estabelecimento comercial em Birigui, em uma ação conjunta da após investigação que iniciou com a prisão do condutor de uma embarcação que trazia produtos contrabandeados da Argentina para Foz do Iguaçu, tendo boa parte das encomendas como destino final esta empresa de Birigui.
A reportagem do Regional Press apurou que o inquérito policial teve início com a prisão em flagrante do condutor de uma embarcação que trazia produtos contrabandeados e descaminhados introduzidos no Brasil por Foz do Iguaçu.
A investigação revelou que parte dos produtos eram frequentemente encomendados pelo dono deste estabelecimento comercial alvo do mandado de busca. Os produtos consistem em smartphones, eletrônicos diversos, perfumes, vinhos e azeites que eram anunciados pelo comerciante nas redes sociais.
A ação desta quinta-feira cotou a participação de auditores-fiscais, analista-tributário e policiais federais. Os produtos encontrados no estabelecimento sem comprovação da importação legal foram apreendidos e encaminhados à Delegacia da Receita Federal.
Os responsáveis serão investigados pelo crime de descaminho, cuja pena pode chegar a quatro anos de prisão.