Manifestantes de Araçatuba e Birigui protestaram contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), neste sábado (19), dia em que o País bateu a triste marca de 500 mil mortos por Covid-19.
Em Araçatuba, o protesto foi em forma de carreata, com cerca de 40 carros, que saíram da Praça Olímpica e percorreram as principais ruas do Centro da cidade. Em seguida, os manifestantes fizeram um buzinaço e se reuniram em um ato na Praça Rui Barbosa, munidos de faixas e cartazes.
Um dos organizadores do evento, Danton Leonel de Camargo Bini, 41 anos, considerou o movimento. “A gente percebe que está conseguindo ampliar os atos contra o presidente, além dos partidos tradicionais de esquerda”, afirmou.
Já o representante do PSOL em Araçatuba, Matheus Lemes, disse que o ato é fruto da mobilização da juventude, que organizada e mobilizada em conjunto com os partidos e demais instituições, demonstraram indignação com a situação que o nosso país se encontra.
“Temos um presidente que neglicenciou o combate à pandemia, por isso estamos mobilizados. O impeachment de Bolsonaro se tornou uma medida fundamental para salvar vidas”, afirmou Lemes.
Os manifestantes reivindicam vacina para todos, auxílio emergencial para as famílias em situação de vulnerabilidade e o impeachment de Bolsonaro. Eles também são a favor da CPI Covid, que investiga a condução do presidente na pandemia. O ato foi organizado pelo PSOL, PCdoB, PSTU, PT, CUT, Apeoesp, Sinsprevi.
Cruzes
Em Birigui, o Parque do Povo amanheceu repleto de cruzes simbolizando as mortes por Covid-19. Havia também cartazes criticando as fake news e com pedido de afastamento de Bolsonaro.
O protesto também foi direcionado ao prefeito Leandro Maffeis (PSL), que é investigado em uma Comissão Processante instalada na Câmara de Vereadores, que apura possível crime de responsabilidade na gestão no pronto-socorro municipal.
Em todo o Brasil, milhares de pessoas foram às ruas neste sábado (19) em diversas cidades do país em protesto contra o governo do presidente.