Rodrigo Gouveia Garcia, 34 anos, foi condenado a 14 anos de prisão por tentar matar dois policiais civis atropelados. O crime ocorreu em 2017 em Santo Antônio do Aracanguá, região de Araçatuba, interior de São Paulo.
Na ocasião, os investigadores realizavam uma blitz numa estrada rural após denúncia de que o réu estaria transportando drogas. O acusado jogou o carro em cima dos investigadores e chegou a atropelar um deles, que teve de ser socorrido com vários ferimentos.
O Ministério Público pediu e a Justiça acatou a pronúncia do réu. O Julgamento ocorreu nesta quarta-feira (16) no Fórum da Justiça Estadual de Araçatuba. O resultado do Júri saiu por volta das 19h40. Na sentença, o juiz Danilo Brait observou que o réu deve iniciar o cumprimento da pena em regime fechado. O promotor de justiça Adelmo Pinho disse que não vai recorrer da decisão.
O crime
O crime ocorreu na tarde de 4 de julho de 2017 na estrada do Generoso, que dá acesso ao distrito de Major Prado, na zona rural de Aracanguá. Mais cedo, os investigadores que atuam na delegacia da cidade haviam recebido denúncia anônima de que Rodrigo Garcia estaria transportando uma quantidade de droga adquirida com traficantes em Araçatuba.
Os policiais civis já conheciam o alvo da denúncia. Garcia já havia sido investigado e inclusive cumprido pena pelo crime de tráfico de drogas.
Os policiais decidiram realizar uma blitz na estrada rural que dá acesso ao distrito de Major Prado, local de moradia do réu.
Após abordagem de alguns veículos, um dos policiais avistou o réu se aproximando na condução do veículo Meriva, também descrita na denúncia. Os investigadores passaram a fazer sinal de parada.
O réu diminuiu a velocidade do veículo, no entanto, ao chegar próximo das vítimas, com a intenção de matar, acelerou o veículo repentinamente, jogando-o na direção dos policiais.
Um deles conseguiu pular para o lado e quase foi atingido, mas o outro investigador chegou a ser atropelado pelo carro dirigido pelo réu. Os policiais ainda efetuaram disparos na direção dos pneus do carro, mas o réu conseguiu fugir. O policial ferido foi socorrido pelo colega.
O GOE (Grupo de Operações Especiais) de Araçatuba foi acionado para dar apoio à ocorrência e, durante as diligências, conseguiu localizar o carro do réu em uma mata na zona rural. Dentro do veículo, os policiais encontraram duas porções de maconha e um pino de cocaína, já prontos para a venda.
No decorrer da investigação, o réu foi localizado, indiciado e preso pelas tentativas de homicídio e pelo tráfico de drogas.