O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou a antecipação em 15 dias para a data da vacinação de toda população adulta do Estado.
Em seu Twitter, Doria cravou a data de 18 de outubro de 2021 para que todos os moradores do Estado, com 18 anos ou mais, já tenham tomado a primeira dose de um dos imunizantes utilizados no Brasil contra a covid-19.
Prepare o braço 💪🏻
Antecipamos em 15 dias a data de vacinação de toda população adulta do Estado de SP.
Até 18 de outubro de 2021, quem tem 18 anos ou mais já terá tomado a 1ª dose da vacina.
💉💉💉💉— João Doria (@jdoriajr) June 9, 2021
Restrições prolongadas
Durante coletiva no Palácio dos Bandeirantes, Doria também comunicou a prorrogação até o dia 30 de junho das restrições atualmente em vigor para conter a pandemia de covid-19. Segundo o governador, a decisão foi tomada “devido ao aumento dos índices da pandemia, sobretudo em algumas áreas localizadas aqui dentro do Estado de São Paulo”.
“Uma medida de cautela, de proteção, para proteger a vida das pessoas e termos a certeza de que estamos evoluindo de forma segura ao longo das próximas semanas”, explicou Doria.
Pelas regras atuais, que inicialmente valeriam até o início deste mês, mas foram posteriormente prorrogadas até o dia 14 até a nova ampliação de prazo desta quarta, restaurantes, salões de beleza e de barbearia, atividades culturais, academias e o comércio –incluindo shopping centers– podem funcionar das 6h às 21h com 40% da ocupação.
Também presente na coletiva, o coordenador-executivo do Centro de Contingência que assessora o governo do Estado no combate à pandemia, João Gabbardo, disse que o momento atual da pandemia é visto com preocupação pelas autoridades de saúde.
“Por isso (o Centro de Contingência) recomendou a manutenção dessa fase de transição por mais duas semanas”, disse Gabbardo.
Ele acrescentou que os especialistas do Centro de Contingência sugeriram ao governo estadual a redução do horário de funcionamento de estabelecimentos em algumas regiões do Estado e que a sugestão será levada aos municípios que estão com ocupação dos leitos de UTI superior a 90% para que avaliem medidas mais restritivas.
De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado, São Paulo registrou 3.382.448 casos de covid-19, com 115.960 mortes. A ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva no Estado está em 82,1%.