O Governador João Doria (PSDB) anunciou nesta quarta-feira (23) a prorrogação da fase de transição do Plano São Paulo para todo o Estado até o dia 15 de julho, com as mesmas regras atuais – funcionamento das atividades econômicas até as 21h e permissão de 40% de ocupação nos estabelecimentos.
Inicialmente, a prorrogação seria até 30 de junho, mas a ampliação desta fase foi uma recomendação do Centro de Contingência da Covid-19, devido aos índices ainda elevados de casos, internações e óbitos no Estado, segundo o governador.
Assim, estabelecimentos comerciais, galerias e shoppings podem funcionar das 6h às 21h. O mesmo expediente é seguido por serviços como restaurantes e similares, salões de beleza, barbearias, academias, clubes e espaços culturais como cinemas, teatros e museus.
Para evitar aglomerações, a capacidade máxima de ocupação nos estabelecimentos liberados continua limitada em 40%.
Permanecem liberadas as celebrações individuais e coletivas em igrejas, templos e espaços religiosos, desde que seguidos rigorosamente todos os protocolos de higiene e distanciamento social.
O toque de recolher continua nas 645 cidades do Estado, das 21h às 5h, assim como a recomendação de teletrabalho para atividades administrativas não essenciais e escalonamento de horários para entrada e saída de trabalhadores do comércio, serviços e indústrias, para evitar aglomeração de .
A secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Patrícia Ellen, disse que as medidas adotadas pelo governo no combate à pandemia garantiram, nos últimos três meses, uma redução de ocupação em mais de 5 mil leitos de enfermaria e de 1,5 mil leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
“Isso mostra que acelerar a vacinação e fazer uma gestão pautada pela ciência é a forma correta de proteger a vida da população e garantir a retomada econômica responsável. Com a curva da pandemia desacelerando desta forma, em breve teremos boas notícias da retomada econômica”, afirmou.