Com o inverno e a frente fria que chegou esta semana na região de Araçatuba (SP, as temperaturas estão baixas e o corpo dos animais de estimação, assim como acontece com os humanos, sente as mudanças climáticas.
O ar mais seco pode ocasionar problemas respiratórios e animais de mais idade podem sentir desconforto nas articulações com o frio. Por isso, todos os cuidados que os tutores já tomam com seus cães e gatos durante o ano devem ser intensificados no período de inverno para mantê-los saudáveis por toda a estação.
Os animais idosos são os que mais sofrem. Eles têm artrite, artrose e problemas de coluna, como hérnia de disco, e podem sentir dores intensas nos dias frios. Também, com o passar dos anos de vida, há uma diminuição da massa muscular e a camada de gordura fica um pouco menor. Isso dificulta a manutenção da temperatura corporal dos pets.
De um modo geral, no inverno, as baixas temperaturas fazem cair a imunidade de qualquer animal. Neste caso, é preciso ficar atento, independentemente da idade, a problemas respiratórios, pneumopatias, gripes e resfriados, além de doenças do complexo respiratório em felinos. Por isso, a importância de manter visitas regulares ao médico-veterinário e todas as vacinas em dia.
Outra medida recomendada pelos profissionais veterinários nesse período de frio é providenciar roupinhas, cobertores e banhos mais quentes, quando for necessário. Filhotes e idosos estão entre os que mais sofrem com a queda de temperatura. Mas é bom lembrar que os cuidados com os pets no inverno devem ser para animais de todas as idades, já que isso previne o aparecimento de doenças e evita que outras já existentes se agravem.
Pneumonias
Apesar de ser comum nesta época do ano, a pneumonia pode ser um risco para os animais se não tiver os devidos cuidados. Geralmente, ela surge após quadros de gripe, em que os animais já estão com a imunidade baixa. Dificuldade para respirar, tosse, febre, rouquidão e perda de apetite são alguns dos sintomas.
Nestes casos, é importante consultar um Médico Veterinário para que identifique o agente causador da doença e indique o melhor tratamento.
Para evitar que essas ou outras doenças se manifestem, veja a seguir alguns dos principais cuidados com os pets no inverno:
– Evite que o animal fique na chuva ou no vento
– Vista-os com roupas quentes, principalmente filhotes, os mais idosos e de pelo curto
– Proteja a caminha do contato direto com o chão para evitar a umidade e o frio
– Disponibilize cobertores ou mantas para se aquecerem
– Assegure-se que o local onde o pet fica esteja arejado, mas sem vento
– Escolha horários de sol para dar banho nos pets e use sempre o secador para evitar que fiquem com o pelo úmido
– Estimule o banho de sol
– Proteja os ouvidos da umidade para evitar otites
– Dê acesso livre à água para evitar a desidratação
– Ofereça alimentos em maior quantidade, pois no inverno o gasto energético é maior
– Deixe a tosa para o verão