Dezenas de pessoas foram aos postos de vacinação para receber a vacina contra a Covid-19 em Araçatuba, nessa quarta-feira (16), mas não puderam receber as doses, porque o site da Prefeitura que faz o agendamento está fora do ar, pois está em manutenção. Sem a marcação prévia, o município não realiza a imunização. O serviço continua indisponível, sem previsão de quando voltará à normalidade.
O site www.araçatuba.sp.gov.br/vacina entrou em manutenção às 18h de terça-feira (15), com previsão de voltar à normalidade às 8h de ontem (16), o que não ocorreu. Uma nova previsão foi dada para que os agendamentos pudessem ser feitos a partir das 16h, o que também não se cumpriu.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta as pessoas para que não compareçam aos postos de vacinação sem o agendamento para evitar aglomerações. No entanto, muitas pessoas estiveram no Shopping Praça Nova, na tarde de ontem, e tiveram de voltar para casa sem a vacina.
Até que a situação se normalize, somente gestantes, puérperas e idosos com 60 anos devem ir aos postos para tomar a primeira ou a segunda dose, conforme o município.
A Prefeitura precisou fazer a manutenção do servidor após o grande número de acessos ao site para agendamento. Nos últimos sete dias, foram 71.887 visitas ao site – somente na sexta-feira (11), foram 24.745 acessos.
Segundo o município,a manutenção foi necessária para garantir mais segurança aos dados e aos usuários. “A Prefeitura agradece a compreensão de todos e reitera que o objetivo é garantir a segurança de dados no sistema de agendamento e o acesso rápido à toda população”, informou a assessoria de imprensa, por meio de nota.
A Secretaria de Saúde de Araçatuba comunicou o início da vacinação da primeira dose contra a Covid-19 em pessoas com 50 anos ou mais, ontem, mas pede que elas não compareçam aos postos de vacinação sem a marcação prévia.
O município informou que a vacinação dos que já fizeram o agendamento está transcorrendo normalmente. Somente nessa quarta-feira (16), foram vacinadas 2.020 pessoas, que agendaram previamente. Nesta quinta-feira (17), serão vacinadas as pessoas já agendadas. Gestantes, puérperas e idosos de 60 anos ou mais podem ir direto aos pontos de vacinação.