Uma operação conjunta entre a Polícia Militar e Guarda Municipal apreendeu dezenas de pipas e carretéis de linhas com cerol, inclusive o chileno, em uma área do Clube de Paramotor Araçatuba, restrita para a prática esportiva que vem sendo colocada em risco devido à invasão de pipeiros no local. A ação passará a ser realizada com freqüência no local para coibir a prática ilegal que vem sendo comum naquela localidade.
O uso de cerol, uma mistura de pó de vidro com cola aplicada as linhas das pipas, é proibido por lei municipal e também lei estadual. Além do cerol tradicional, está sendo muito comum o uso de cerol chileno, industrializado, feito a base de pó de quartzo óxido de alumínio, com poder de corte quatro vezes maior do que o tradicional.
Na operação realizada na tarde deste sábado no campo de vôo do Clube de Paramotor, no Jardim Universo, foram apreendidos diversos carretéis de cerol chileno. Há informações de que essas linhas são vendidas em lojas de ppas existentes no bairro. Há alguns anos o piloto de Araçatuba, João Correia, teve seu paraquedas atingido por uma linha com cerol e sofreu um grave acidente, quase vindo a óbito.
A operação deste sábado foi às 16h e assim que policiais militares e guardas municipais deixaram o campo, dezenas de pipeiros voltaram ao local. Nos últimos meses o campo vem sofrendo invasão de pipeiros de vários bairros da cidade. Eles se encontravam em uma área no bairro São Rafael, mas após intensa fiscalização, migraram para o campo do Clube de Paramotor, que pertence ao Clube de Paramotor Araçatuba e é restrito para a prática deste esporte conforme decreto municipal que destinou a área à entidade.
A Polícia Militar e Guarda Municipal afirmam que irão intensificar as operações no local durante os finais de semana a fim de coibir a prática que coloca em risco não apenas os pilotos, mas também ciclistas e motociclistas, tendo em vista que quando cortadas, as pipas, sem direção, acabam sendo levadas pelo vento para outras localidades com pedaços da linha, sem contar que é uma prática ilegal o uso do cerol.
A diretoria do Clube de Paramotor, ao ser questionada, informou que vai providenciar manutenção da cerca e manter a porteira fechada com cadeado para tentar colaborar com a ação das forças de segurança. O problema maior, conforme a diretoria do Clube, é que por se tratar de cerca, é fácil invadir o espaço.
O Clube de Paramotor Araçatuba tem a concessão legal da área há seis anos, onde fica o campo para pousos e decolagens e realização de eventos de nível internacional, que não estão sendo realizados devido à pandemia.