Hospitais e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Catanduva (SP) atingiram 100% de ocupação dos leitos para pacientes com Covid-19 nesta terça-feira (25). (Veja abaixo os índices de ocupação.)
Segundo Renata Bugatti, diretora de Saúde da Fundação Padre Albino, gestora das unidades de saúde, a fundação tem negado, em média, 48 vagas por noite à Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross) que são solicitadas para internações de pacientes com Covid-19 em UTI.
Ainda de acordo com a diretora, além da falta de leitos, a fundação também pode enfrentar falta de medicamentos e de profissionais capacitados.
“Nós não estamos aqui brincando. O vírus existe e as pessoas precisam se cuidar. Nós estamos em uma situação bem grave porque pode faltar medicamentos. Nós já estamos com dificuldades de aquisição, e o RH também”, diz a diretora.
Ainda conforme Renata, está difícil a contratação de profissionais para a área. “Não existem mais pessoas que queiram trabalhar nessa área e os que estão, estão exaustos e se sentem desrespeitados pela população, que não se cuida.”
Fundação Padre Albino:
- Unidade de Terapia Intensiva (UTI): 100%;
- Enfermaria: 123%.
Unimed São Domingos:
- UTI: 172,2%;
- Enfermaria: 83,87%.
UPA:
- UTI: 100%;
- Enfermaria: 100%.
Centro de Atendimento
Em Catanduva, moradores que apresentarem sintomas do coronavírus devem procurar o Centro de Atendimento à Covid-19 para as primeiras avaliações.
O espaço fica anexo à Estação Cultural, na rua Rio de Janeiro, e o atendimento funciona das 7h às 17h.