A partir deste sábado (24), o Estado de São Paulo entra na segunda etapa da fase de transição, o que irá permitir o funcionamento de restaurantes e similares, salões de beleza e barbearias, atividades culturais, academias e parques públicos.
Restaurantes e similares, salões de beleza e barbearias e atividades culturais poderão funcionar das 11h às 19h. Já as academias estão autorizadas a abrir por oito horas, no período entre 6h e 19h. Os parques públicos estarão abertos entre 6h e 18h.
Todos os estabelecimentos devem funcionar com 25% de sua capacidade e adoção de protocolos sanitários rigorosos, como obrigatoriedade do uso de máscaras, disponibilização de álcool em gel e distanciamento entre as pessoas. Os bares continuam proibidos de abrir.
“Vivemos um momento importante com a continuidade da redução de casos e internações e agora, pela primeira vez, a redução de óbitos, o que nos dá o conforto para dar esse próximo passo nesta fase de transição. O governador João Doria gosta de dizer que é um voto de confiança, para que possamos ter um retorno gradual das atividades econômicas”, afirmou a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.
Ela ressaltou, no entanto, que o Estado ainda tem um patamar elevado de casos e internações. “Por isso recisamos fazer este trabalho de transição com muita cautela, com muita responsabilidade, em todos os setores”, disse.
O toque de recolher segue valendo das 20h às 5h, assim como a recomendação de teletrabalho para atividades administrativas não essenciais e o escalonamento horário de entrada e saída de atividades do comércio, indústria e serviços.
A nova atualização do Plano São Paulo será na próxima sexta-feira, 30 de abril, com vigência a partir de 1º de maio.
O que pode funcionar a partir deste sábado (24):
Restaurantes e similares – das 11h às 19h
Salões de beleza e barbearias – das 11h às 19h
Atividades culturais – das 11h às 19h
Academias – podem funcionar durante oito horas, no período entre 6h e 19h.
Parques estaduais e municipais – das 6h às 18h
Comércio – continua permitido o funcionamento das 11h às 19h
Atividades religiosas presenciais, individuais e coletivas, estão permitidas desde o dia 18 de abril.