A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a partir desta quinta-feira (1º), o atendimento no Pronto-Socorro Municipal, no bairro Silvares, passa a ser exclusivo para casos de síndrome respiratória e de urgência e emergência.
Desta forma, as pessoas com sintomas do novo coronavírus devem procurar atendimento no pronto-socorro, que continuará sendo referência também para os pacientes com politraumatismo encaminhados pelo Corpo de Bombeiros, casos de infarto, AVC, ou qualquer outro problema de saúde grave.
De acordo com o diretor da unidade, Erikson Camilo Conceição, essa é mais uma medida de enfrentamento à Covid-19 adotada pelo prefeito Leandro Maffeis (PSL). O objetivo é desafogar o pronto-socorro, que está sobrecarregado devido ao aumento de casos da doença.
“Com a mudança, vamos conseguir ampliar ainda mais o serviço, melhorando a assistência para os munícipes com Covid-19 e outras enfermidades graves. Além de diminuir o fluxo de pessoas no pronto-socorro, evitando que pacientes com outras patologias sejam infectados com a doença”, explicou o diretor.
As pessoas com suspeita de Covid ou sintomas de síndrome gripal leve devem continuar procurando, preferencialmente, a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de casa. Para evitar contágio da doença, os atendimentos médicos nos postos ocorrem somente à tarde, das 13h às 18h.
Pronto atendimento
Já os pacientes que necessitam de atendimentos clínicos (casos não graves) devem procurar o Pronto Atendimento Básico, que foi aberto nesta quinta-feira (1º) no prédio do antigo pronto-socorro, no Centro Médico. O local conta com 15 leitos de enfermaria.
Há alas masculina, feminina e pediatria, além de um local com poltronas para medicações rápidas e uso de pessoas com dengue que precisem tomar soro, por exemplo. A carreta da Saúde com o tomógrafo também ficará disponível no local para realização de exames, caso necessário.