Fiscais de posturas e da Vigilância Sanitária de Araçatuba autuaram um condomínio, um bar funcionando com consumo no local dentro do mesmo condomínio, uma academia, um depósito de bebidas aberto fora do horário permitido e uma loja de móveis. As autuações ocorreram entre os dias 29 de março e quatro de abril. Os estabelecimentos foram multados em R$ 2.909,00.
Na fase emergencial, academias e o comércio em geral estão proibidos de funcionar. Já os condomínios não podem receber visitantes nem autorizar a realização de festas e eventos em suas áreas de lazer. No caso do condomínio autuado, o motivo foi o funcionamento de um bar em suas dependências.
No período de 13 de março até esta segunda-feira (5), o disk-denúncia (153 ou 18 3636-1240) recebeu 959 ligações. Foram fiscalizados 641 estabelecimentos, dos quais 81 foram notificados e 39 autuados com multa de R$ 2.909,00. Este valor pode dobrar em caso de reincidência.
A Vigilância Sanitária foi responsável pela fiscalização de 359 estabelecimentos, dos quais 15 foram autuados e 7 notificados. Já os fiscais de postura estiveram em 282 estabelecimentos, sendo que 24 foram autuados e 74 notificados.
Dentre os estabelecimentos visitados estão supermercados, bares, comércio em geral, lojas de conveniência, salões de beleza, academias, áreas de lazer, praças, sorveterias, depósitos de bebida, lojas de material de construção, áreas de lazer e condomínios (ranchos).
Segundo a Prefeitura, a fiscalização continuará nos próximos dias.