Mesmo com o feriado prolongado, na tentativa de evitar a circulação de pessoas para conter o avanço do novo coronavírus, o índice de isolamento social em Araçatuba não apresentou grandes mudanças nos últimos quatro dias, conforme o Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo.
Na quinta-feira (1º), feriado antecipado de Corpus Christi, apenas 38% dos araçatubenses ficaram em casa, mesmo porcentual registrado uma semana antes, em 25 de março, um dia útil normal.
Na Sexta-Feira da Paixão (2), o isolamento foi de 42% no município, três pontos a mais que o índice de uma semana antes, em 26 de março, quando 39% dos moradores de Araçatuba ficaram em casa.
No sábado, o isolamento no município caiu para 40%, mesmo porcentual registrado no sábado anterior, dia 27 de março.
Já no domingo de Páscoa, o isolamento foi de 44%, menor do que os 46% registrados no domingo anterior, em Araçatuba.
Conforme os especialistas da área da saúde, para ter eficácia, o isolamento deve ser acima de 50%, o que não ocorre em Araçatuba desde o dia 16 de agosto, quando o município chegou a registrar 52% das pessoas em casa.
O Regional Press constatou aglomeração em fila no estacionamento de um supermercado localizado no bairro Ipanema, na quinta-feira. Muitos aproveitaram para ir às compras no feriado, mas nem todos respeitavam o distanciamento social de um metro e meio entre as pessoas.
A Prefeitura de Araçatuba estabeleceu, por meio de decreto, que os supermercados permitam a permanência de apenas uma pessoa a cada 40 metros quadrados de loja. Se não há aglomeração dentro das lojas, do lado de fora ocorre exatamente o contrário, em alguns estabelecimentos.
Na periferia, muitos bares funcionamento com a presença de clientes, contrariando a regra de fase emergencial que proíbe a abertura destes estabelecimentos. No Alvorada, por exemplo, um bar com mesa de bilhar funcionava normalmente no domingo (4).
A Prefeitura informou que os fiscais de postura e da Vigilância Sanitária estão nas ruas para notificar os estabelecimentos que infringem as regras da fase emergencial e autuar, se for o caso.