A variante brasileira do novo coronavírus, chamada de P1 ou cepa de Manaus, já circula em Araçatuba. A informação foi confirmada pela médica infectologista do município, Heloysa Liberatori Gimael, em live realizada nesta tarde (11).
“Já tínhamos percebido o aumento no número de mortes em pacientes não idosos em dezembro, houve uma alteração no perfil epidemiológico, por isso já suspeitávamos que houvesse cepa diferente circulando por aqui”, disse.
O município teve a confirmação de que a nova cepa está circulando em Araçatuba por meio de um exame feito em um paciente daqui que está sendo atendido em um hospital privado de São Paulo.
A cepa de Manaus, com mutação, expõem as pessoas a maior risco, com piora mais rápida das condições de saúde do paciente e maior transmissibilidade. “Estamos encaminhando mais jovens para internação e evoluindo para óbito”, afirmou.
Conforme a médica, com a mutação, o vírus consegue entrar mais rápido na célula, o que repercute em termos clínicos e também de transmissão.
Além das características da cepa do Manaus, foi identificada uma nova mutação na cepa que circula em Araçatuba, mas a infectologista disse ainda não saber o que isso representa. “É tudo muito novo, não temos como saber ainda se esta mutação vai ter alguma repercussão”, afirmou.