Um homem de 40 anos foi preso em flagrante na noite desta quarta-feira (11) transportando 123.500 comprimidos de rebite, droga a base de anfetamina utilizada como inibidor do sono, e que é usado por motoristas que excedem carga horária de trabalho colocando em risco a segurança nas estradas.
Durante fiscalização em frente à base da Polícia Rodoviária, na rodovia Marechal Rondon, em Araçatuba, ao condutor de um veículo Montana, preto, com placas de Salto (SP), a equipe obteve êxito em localizar a grande quantidade de comprimidos rebites. Diante do fato, o condutor do veículo foi preso em flagrante.
O rebite é uma droga derivada da anfetamina, que pode possuir cocaína. Sua atuação no sistema nervoso altera neurotransmissores e, assim, mantém os indivíduos em estado de alerta. A ação da droga dura de 4 à 12 horas.
Os rebites podem trazer sérios danos à saúde, alguns imediatos e outros após um longo tempo de uso, como aumento da frequência cardíaca, tontura, náusea, dor de cabeça e visão turva/tremida são apenas alguns dos sintomas.
O exame toxicológico identifica o rebite ingerido cerca de três meses antes da sua utilização. Ou seja: apenas um comprimidinho pode invalidar o exame e, assim, impedir a renovação da carteira de habilitação.
No final de fevereiro um grave acidente chamou a atenção no Paraná, quando um caminhão colidiu em uma moto na BR 101 e arrastou o ocupante por 32 quilômetros. O piloto da moto ficou agarrado à frente do veículo e sobrevivei. Segundo a Polícia, o motorista que provocou o acidente havia feito consumo desta droga.