Após reunião entre o prefeito Dilador Borges (PSDB) e o secretário de Desenvolvimento Regional do Governo de São Paulo, Marco Vinholi, o Estado informou que já estão em andamento as medidas para a implantação de dez novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na Santa Casa de Araçatuba, para a internação de casos graves de Covid-19.
Nesta semana, o hospital chegou a operar acima de sua capacidade. A Santa Casa possui, atualmente, 25 leitos de UTI Covid, mas chegou a atender 26 pacientes.
“O Estado se colocou à disposição para auxiliar no fortalecimento da rede hospitalar dedicada a pacientes com Covid-19 na região”, informou a assessoria de imprensa do Governo de São Paulo, após entre Dilador e Vinholi. O Estado, no entanto, não informou quando os novos leitos estarão disponíveis.
Os gestores avaliam, ainda, a possibilidade de abertura de 20 leitos de enfermaria em outros serviços de saúde que tenham condições de expansão, mas o Estado não forneceu mais detalhes.
Na Santa Casa de Araçatuba, o índice de ocupação dos leitos de enfermaria era de 88% nessa quarta-feira (10). Dos 62 leitos disponíveis, 55 estavam com doentes.