A educadora de creche Lourdes Carvalho, 57 anos, que atuava na escola municipal Mariana Zanchetta Venturolli, localizada no Jardim Umuarama, em Araçatuba, morreu nesta quarta-feira (3), vítima da Covid-19.
Segundo informações de colegas da educadora, ela teria contraído o novo coronavírus durante o planejamento escolar, feito antes da volta às aulas presenciais, que teve início no dia oito de fevereiro. A educadora, que cuidava do berçário da Emeb, estava internada na Santa Casa de Araçatuba.
A Secretaria Municipal de Educação disse que lamenta profundamente o falecimento da educadora de creche, “que sempre atuou de forma exemplar”, e que a funcionária começou a apresentar os sintomas da doença antes do retorno das aulas presenciais, sendo afastada de suas atividades, portanto não teve contato com os alunos.
Até o momento, a rede municipal de ensino possui 19 casos positivos de Covid em 14 diferentes escolas, segundo a secretaria.
A pasta informou, ainda, que monitora diariamente todos os casos suspeitos e confirmados da doença. Sempre que há um caso suspeito, todo grupo é afastado e segue com as aulas de forma remota.
A Emeb Mariana Zanchetta Venturolli teve de ser fechada, recentemente, após o registro de casos positivos da doença entre servidores. A unidade atende de bebês a crianças em idade pré-escolar.
Lourdes Carvalho atuou durante 15 anos na escola e estava à espera de sua aposentadoria.