Mais duas mortes por covid-19 foram confirmadas pela Secretaria Municipal de Saúde, em Birigui. Uma das vítimas é mulher de 87 anos, com doença cardiovascular crônica e diabetes, que faleceu na terça-feira (9) no Pronto Socorro. A data da internação não foi divulgada.
O segundo óbito registrado é de outra mulher, de 76 anos, que não tinha comorbidades. Ela faleceu nesta quarta-feira (10) na Santa Casa de Birigui, onde estava internada desde o dia 2 de fevereiro. A cidade agora contabiliza 171 mortes desde o início da pandemia.
Há ainda duas mortes em investigação para a doença. De uma mulher de 72 anos, com imunodepressão, que faleceu no dia 9 no Pronto Socorro. E também de outra mulher, de 75 anos, que faleceu nesta quarta na própria residência. Ela tinha doença cardiovascular crônica, diabetes e obesidade.
Números
Conforme o boletim epidemiológico, 154 novos casos positivos de coronavírus foram confirmados nesta quarta. Com isso, a cidade soma 6.825 casos da doença. Deste total, 386 são profissionais da saúde. Ao todo, 6.360 pessoas já estão curadas da covid-19. Outras 168 aguardam resultados de exames.
Conforme a Secretaria de Saúde, a população deve estar consciente do atual momento, colaborando para que as taxas de contaminação diminuam na cidade. A orientação é que as pessoas evitem aglomerações, continuem usando máscara nos estabelecimentos, lavem as mãos com frequência com água e sabão e, na impossibilidade, usem álcool em gel 70%.
Ocupação
Os leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa de Birigui estão com 90% de ocupação, conforme relatório do Departamento Regional de Saúde (DRS II). Dos dez leitos existentes, nove estão ocupados. Na enfermaria, dos 18 leitos, 11 estão ocupados, um percentual de 61,1% de ocupação.