“Péssimas notícias”. Assim o Secretário de Saúde de Andradina, Dr João Leme Blumer Neto, abriu o Boletim Oficial da Covid-19 nesta sexta- feira (12). O motivo do “alarde”, foi a constatação de que o coronavírus mata uma pessoa a cada dois dias no Hospital de Andradina.
Nesta sexta-feira, a Drª Terezinha Manteiga, chefe da Vigilância Epidemiológica de Andradina divulgou o mais recente boletim de casos da doença confirmando que a cidade chega a 106 óbitos e 3.111 casos confirmados da doença desde março de 2020, mas o dado mais alarmante é um número de 922 casos em análise neste momento, o que pode elevar o número de doentes nos próximos dias.
Desde a semana passada em Andradina já foram vacinadas 2554 pessoas. As vacinas utilizadas são a Coronavac, produzida pelo Butatã e a Astra Zeneca (Oxford). Por medidas de segurança a Secretaria de Saúde não informa mais a chegada de novos lotes da vacina e nem ao menos o local onde elas estão sendo armazenadas.
Drive-Thru
Nesta sexta começou a funcionar o “drive thru” da vacinação, instalado na explanada do Centro Cultural Pioneiros de Andradina, no Centro da cidade. Até amanhã (13) a prioridade de vacinação é para idosos com idades de 85 a 89 anos. A vacinação de idosos com 80 a 84 anos terá início no próximo domingo.
“Hoje e amanhã continua a vacinação de idosos acima de 85 anos e no domingo entramos com a nova fase de vacinação”, explicou a Drª Terezinha lembrando que a vacinação ocorre em três pontos no decorrer da semana e no “drive-thru” aos finais de semana.
Segundo o último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), existem em Andradina 279 homens nesta faixa etária e 396 mulheres, perfazendo uma estimativa de vacinação total de 675 munícipes.
A decisão pela vacinação nesta faixa é embasada nas Diretrizes Técnicas do PNI (Programa Nacional de Vacinação) e considera um estudo populacional por grupo etário de indivíduos, suas condições socioeconômicas e principalmente a necessidade imperiosa de evitar exposição e aglomerações, visto ser este grupo de risco elevado.
Postos de Vacinação
A vacinação acontece em um posto instalado na EMEF “Josepha de Jesus Carreira”, no Benfica, e na Emei “Maria Elizabeth Venturolli Pinese”, na Praça João Leite, na Vila Mineira. Os dois bairros são considerados estratégicos por conta da densidade populacional e sua localização. A vacinação por drive-thru contra a covid-19 começa a ser realizada no próximo dia 12, com um posto montado na esplanada do Centro Cultural Pioneiros de Andradina.
Procedimentos pós vacinação
O registro será individual contendo informações de identificação pessoal que serão confrontadas com o número de dose recebidas. Será entregue um formulário para preenchimento antes da realização da vacina, com apresentação de comprovante de residência e documento de identificação. O paciente receberá o comprovante de vacinação, após a administração da vacina. Deverá guardar e apresentar para receber a segunda dose.
Tabela de Vacinação e Locais de Vacinação.
Por Andreia Silva/ Regional Press/Andradina – SP
Leia Mais: