Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um restaurante localizado em Birigui em pleno funcionamento, e com dezenas de clientes, após às 20h, o que é vetado pelo decreto do governo de São Paulo para as regiões que estão na fase laranja do Plano SP, na qual o município se encontra, para evitar a propagação do novo coronavírus.
O restaurante, chamado Vila do Fred, pertence ao empresário Frederico Nassur, genro do prefeito de Araçatuba, Dilador Borges (PSDB), e fica no Guatambu, localizado à margem da estrada vicinal Senador Teotônio Vilela, em Birigui.
No vídeo postado na noite dessa quarta-feira (3), o comerciante Thalyson Correa, 32 anos, relata que eram 22h10 quando flagrou o restaurante lotado de clientes, com música ao vivo e segurança. Conforme ele, os funcionários do local trancaram o portão quando viram que ele estava filmando e, na sequência, apagaram a luz.
“Minha ideia era entrar e filmar lá dentro, mas deu para ver que havia mais de 50 carros estacionados, muita gente em pé e com bebida na mão”, relatou o comerciante, que fechou a sua pizzaria e dispensou os funcionários há cerca de duas semanas, quando a região passou para a fase laranja, limitando o atendimento até as 20h. “Não acho justo isso, se há um horário-limite, que seja para todos”, opinou.
A situação revoltou outros comerciantes. “Nossa indignação não é por eles estarem trabalhando, pois achamos certo e apoiamos, mas por que, nós, araçatubenses, não temos o mesmo direito?, questionou o empresário Sildemar Paulucci. “Não é justo argumentar que o estabelecimento se encontra na cidade de Birigui, pois sabemos que as cidades da região caminham juntas”, completou.
Outro lado
A reportagem conversou por whatsapp com o empresário Frederico Nassur, mas ele disse que, no momento, decidiu não se pronunciar a respeito.
Já a Prefeitura de Birigui enviou nota dizendo que segue as orientações do Plano São Paulo, permitindo o funcionamento de estabelecimentos até as 20h. “Não houve qualquer autorização do município para o funcionamento do referido restaurante”, informou.
Segundo o município, a fiscalização é feita pela Vigilância Sanitária, mediante denúncia formal, o que não foi feito até o momento contra o estabelecimento comercial. “O trabalho de fiscalização é realizado rotineiramente pela equipe da Vigilância, com o apoio da Polícia Militar e Polícia Municipal”, informou a assessoria de imprensa.
A penalidade varia de advertência até a interdição do estabelecimento, com valores de multas estipuladas por decreto do estado. Neste ano, a Vigilância Sanitária notificou aproximadamente 50 estabelecimentos e fez nove autuações.
Denúncias de irregularidades e aglomerações podem ser feitas na Vigilância Sanitária, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, pelo telefone (18) 3643-6237. No período noturno e aos finais de semanas as denúncias podem ser feitas na Polícia Municipal (18) 3641-8088 ou na Polícia Militar.
Araçatuba
A Prefeitura de Araçatuba confirmou que o estabelecimento pertence ao genro do prefeito Dilador e que está localizado em Birigui, portanto não cabe à Vigilância Sanitária de Araçatuba fiscalizar o restaurante. Segundo a assessoria de imprensa, Dilador não se encontra na cidade para se pronunciar sobre o assunto.
Em Araçatuba, foram fiscalizados 361 estabelecimentos, dos quais 67 foram notificados e 33 autuados com multa de R$ 710,00.